sábado, 7 de outubro de 2017

+ NEWS

Monumentos da Praça de 19 de Dezembro têm nova ação de  despiche

                A coordenação de preservação de acervo da Fundação Cultural de Curitiba precisou novamente realizar mais uma ação de despiche nos patrimônios da Praça 19 de Dezembro. Dessa vez, a limpeza foi realizada no obelisco e nas três colunas do painel de duas faces. A limpeza ocorreu na semana passada, no dia 26, após a praça amanhecer pichada no dia 25.  
 Ação de  despiche

            A remoção da pichação levou duas horas. De acordo com coordenadora de Preservação e Conservação de Acervos, Cláudia Arioli, a lavagem foi feita com a aplicação do produto Deleta e em seguida a tinta foi eliminada com o uso de borrifador com água. O produto é fornecido pelo Grupo OVD, detentor da marca VONDER, da Linha Especial de Limpeza e Impermeabilização da VONDER. Cláudia avalia que foi fácil a remoção das pichações devido à impermeabilização completa realizada no final de agosto. “Podemos considerar que o trabalho foi executado a contento e que a impermeabilização foi um diferencial no projeto”, analisa. Entretanto, a coordenadora destaca a necessidade de a população valorizar e cuidar dos bens públicos. “É importante que a população valorize o Patrimônio e ajude a preservá-lo”, afirma.  Nesse sentido ela destaca o trabalho de visitas mediadas realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa da FCC, “os roteiros da ação educativa tem como objetivo promover a educação patrimonial ao abordar a importância dos bens culturais e uma reflexão sobre a sua preservação”, conclui. A remoção das pichações nos monumentos da Praça Dezenove de Dezembro é uma ação da Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Associação Comercial do Paraná, que acionou empresas apoiadoras para o fornecimento de equipamentos e material de limpeza dos monumentos. 
O primeiro trabalho de remoção de pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro iniciou no dia 12 de agosto e foi finalizado no dia 30 do mesmo mês com a impermeabilização do Painel (face de granito do Erbo Stenzel).
Campanha – A limpeza da praça faz parte da campanha “Pichação é crime. Denuncie”, que está sendo retomada pela Associação Comercial do Paraná com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e outros segmentos da sociedade organizada.


+ NEWS

“Arquitetura, design e mercado”

Nesta terça-feira (10/10), a Inove Design recebe o designer Dari Beck, da 4U Office, para um bate-papo especial para convidados. Destinada a arquitetos, designers e profissionais do mercado de arquitetura e decoração, a palestra “Arquitetura x Design x Indústria – A serviço do mercado corporativo” irá explorar técnicas e ferramentas adequadas para valorizar o especificador,  o design e a produção de peças para o segmento. Na ocasião também será lançada a nova linha da marca, a Trellis, à venda exclusivamente na Inove Design.  

Nenhum comentário: