sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Exposição “Te empresto meus olhos”

 “Te empresto meus olhos” inaugura neste sábado
como parte do Circuito Integrado da Bienal de Curitiba


  
Numa experiência única, a mostra dos alunos da Oficina de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual da Biblioteca Pública do Paraná será aberta neste sábado (dia 21/10) como parte do Circuito Integrado da Bienal de Curitiba’17. A exposição “Te empresto meus olhos” é o resultado da produção da oficina organizada desde 2015 pela fotógrafa Juliana Stein, que já apresentou trabalhos em mais de 10 países e foi a representante brasileira no Pavilhão da América Latina da Bienal de Arte de Veneza em 2013.

Para fotografar, “algumas pessoas utilizam os sentidos; outras, a ausência destes”, diz uma das alunas e a expositoras, Adriana Ceccatto Barbosa. “Defino a fotografia como a arte de imprimir uma ou várias escritas de vida a uma imagem, visto que cada um tem a sua forma de enxergar o mundo e vivenciar as experiências do cotidiano”, conta, para explicar que, para enxergar, é possível ir muito além da visão biológica.
Fazem parte da exposição fragmentos dos processos de produção, conta Juliana Stein. “A exposição tem o objetivo de refletir sobre temas centrais na fotografia contemporânea e envolve, sobretudo, a experiência da imagem — seus modos de aparição e produção. Partimos do desafio concreto de abordar a questão pela especifidade de sua produção — pessoas que não utilizam a retina e sim o corpo como câmera escura”, diz a fotógrafa e curadora da mostra.
Segundo ela, esta é uma exposição que resulta das formas de experimentação nos campos da fotografia e percepção de mundo. O nome – Te empresto meus olhos – vem do interesse em observar certas práticas e usos dos processos de ver. “A pessoa com deficiência visual não vê como eu vejo, mas eu também não vejo como ela vê”, analisa Juliana Stein.
A produção desta exposição não é uma forma conclusiva, mas se coloca como uma proposição e abertura para novos diálogos e manifestações neste sentido. Os artistas Adriana Barbosa, Isabel Bruck, Wagner Bittencourt, Antônio Nunes e Anastácio Braga, que acompanham a oficina desde seu início, assinam e estão retratados nas fotografias da mostra.
 “Cada um vem descobrindo e aprimorando formas de experienciar a fotografia. Por exemplo, o toque do que está sendo fotografado, a noção espacial, a presença e ausência de luz”, comenta Adriana Barbosa.
 A exposição “Te empresto meus olhos” será aberta às 11 horas de sábado no hall térreo da Biblioteca (Rua Cândido Lopes, 133, Centro). E permanece aberta à visitação até 30 de dezembro, com entrada franca.
 Chancelas
 Patrocínio: Copel, Fomento Paraná, Sanepar, Itaipu, Horizons Telecom, Furnas, BYD e Huawei.
 China, país homenageado: China ArtsandEntertainmentGroup, CAEG, Ministério da Cultura da República Popular da China, Embaixada da República Popular da China no Brasil e Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo
Parceria com a China: Prefeitura de Hangzhou, Governo da Província de Zhejiang, Shanghai Biennale e CAFAM Biennale.
 Apoio: Museu Nacional do Mar – SC, Fundação Catarinense de Cultura – FCC, Superintendência do Iphan em Santa Catarina, Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul – SC, Fundação Cultural Badesc, Museu Escola de Santa Catarina – MESC, SESC Paraná e MR Civil.
 Apoio de Mídia:  Arte!Brasileiros, Art.es – International-contemporary-art, Revista Ideias, Artforum, Frieze, Art.facts.net, Artecapital.net, AAL – Arte Al Limite, Select, Where Curitiba, Carta Capital, Viver Curitiba, R.Nott – Magazine, Top View, Aldeia, Revista Piaui e DasArtes.
 Hotéis: Hotel da Bienal de Curitiba: Intercity Hotels; Hotel Parceiro da Bienal de Curitiba: Hotel Bourbon Curitiba.
 Construtora da Bienal: STM Construtora
 Apoio Institucional: Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, Receita Federal do Governo Federal, INFRAERO e UNESCO – Curitiba Capital do Design.
Apoio Internacional: Embaixada do Brasil em Pequim – CH, Embaixada do Brasil em Berna – CH, Embaixada do Brasil em Buenos Aires – AR, Embaixada da Argentina no Brasil, Consulado da Argentina em Curitiba, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Consulado Geral do Paraguay em Curitiba, Embaixada da Suíça em Brasília, Fundação Pro Helvetia, Consulado Honorário da Suíça em Curitiba, Embaixada da Colômbia no Brasil, Embaixada do Chile no Brasil, Consulado Honorário do Chile em Curitiba, Embaixada da Finlândia no Brasil, Consulado da Finlândia em São Paulo e Montana State University – EUA.
 Parceria Internacional: Museu de Arte Contemporânea de Mar Del Plata – AR, Museu de Arte Contemporânea de Salta - AR, Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Museo del Barro – Assunção – PY, Bienal Sur e Centro Cultural CABILDO – Assunção - PY.
 Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, Museu Oscar Niemeyer/Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura Municipal de Curitiba.


Nenhum comentário: