domingo, 1 de outubro de 2017

A educação voltada a uma abordagem interdisciplinar da arte motivou de uma aluna no Paraná.

ALUNA DO COLÉGIO SION CURITIBA ESCREVE LIVRO SOBRE CRIATIVIDADE E SUPERAÇÃO


CRIATIVIDADE E SUPERAÇÃO


A educação voltada a uma abordagem interdisciplinar da arte motivou a aluna Beatriz Rohr a escrever o livro “O calo que não era no pé”, pelo Espaço Nav, em que abordou a descoberta recente de um calo em suas cordas vocais e a motivação para superar desafios

Beatriz da Costa Rohr é uma menina inteligente e meiga, de 9 anos, que se interessa, entre outros assuntos, pelas artes e gosta de escrever. Recentemente, dois eventos muito importantes aconteceram em sua vida e, juntos, estabeleceram um marco. A partir de um exercício de canto no Sion Curitiba – colégio que tem um dos mais tradicionais corais escolares da cidade e que, por meio da Metodologia Montessori, propõe uma abordagem interdisciplinar de temas relacionados à arte – foi aconselhada a fazer uma investigação mais profunda com especialistas, em que foi identificado um calo em suas cordas vocais. Em paralelo, Beatriz já havia manifestado um forte interesse em escrever um livro, atividade que poderia realizar em um curso no Espaço Nav, localizado no Shopping Crystal. A família incentivou Beatriz a realizar este objetivo: ela mesma levantou e economizou o valor do curso, para que pudesse ser uma conquista sua. Pois, quando Bia, como é chamada, foi escrever sua primeira obra, optou por tratar do tema que a desafiava. O resultado foi o livro “O calo que não era no pé”, uma criativa e inspiradora história de superação.


“O curso desenvolve na criança atividades como escrita e ilustração. Quando concluído, o aluno recebe uma tiragem de 10 cópias, que tem até uma versão, não-oficial, de ficha catalográfica. Nós contamos do livro para nossos amigos e ele começou a ser difundido. Está fazendo tanto sucesso que já pensamos em fazer uma tiragem maior”, conta a mãe de Bia, Mônica Rohr. “O incentivo às artes no Colégio Sion teve um papel fundamental no desenvolvimento desta habilidade de Beatriz. O colégio trabalha as artes de forma interdisciplinar, levando o tema a disciplinas como a própria matemática, por exemplo. O resultado é que os alunos ficam muito criativos e procuram caminhos em que possam expressar se expressar com criatividade”, considera Mônica, que comenta que o livro de Bia envolveu a participação e o apoio de toda a família. “Ela e o pai, Cícero Rohr, que é publicitário, criaram até uma música-tema.”

Beatriz conta que já está escrevendo seu segundo livro. “Baixei um aplicativo da internet que é para escrever livros. Gosto muito de desenhar e de escrever!”. “Meu próximo livro vai ser sobre a minha vida: como se fosse minha vida inteira e eu estivesse sonhando”, revela ela, sobre a já sofisticada estrutura narrativa em que irá trabalhar da próxima vez.

EDUCAÇÃO CRIATIVA
Para a professora regente do Coral do Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba, a musicista Cristiane Alexandre, o incentivo à atividade artística estimula habilidades nos alunos que farão com que façam a diferença nas mais diversas carreiras e áreas. “As atividades artísticas desenvolvem a criatividade e a sensibilidade dos alunos. São muito importantes em sua formação. E, aqui no Colégio Sion Curitiba, são realmente um diferencial”, aponta.

Ela informa que a escola tem um Coral permanente, envolvendo suas duas unidades, do Batel e do Solitude. “É um dos corais escolares mais tradicionais de Curitiba, já tem mais de 20 anos. Hoje temos em torno de 50 alunos”, assinala. “O Coral Sion Curitiba representa a escola artisticamente”, enfatiza. Ela conta que alunos que iniciaram sua atividade artística no coral do Sion Curitiba hoje são profissionais renomados no Brasil e no mundo nesta área.

APRENDIZADO LÚDICO
A coordenadora de artes do Colégio Sion Curitiba, Valéria Maciel, reforça a percepção de Cristiane Alexandre. “A arte é inserida na escola como forma de estimular o pensamento criativo. É por meio da arte que a criança irá realizar sua leitura de mundo, entender o contexto em que vive e relacionar-se com ele”, observa.

Para Valéria Maciel, uma metodologia escolar que aborda a arte de forma abrangente e natural pode inclusive tornar o aluno mais motivado. “Com a utilização da arte no cotidiano escolar, o aluno poderá aprender de forma lúdica. A criança, através da arte, representa seus desejos, expressa seus sentimentos e coloca em evidência sua personalidade”, salienta.

SOBRE O SION CURITIBA
A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada à Proposta de Psicomotricidade Ramain.  Fundado em 1906, com proposição educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 111 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

BOX
Para receber o livro
Para que mais pessoas possam ter acesso à inspiradora história de Beatriz Rohr, sua família criou o email: ocaloquenaoeranope@gmail.com. É só escrever e solicitar uma cópia digital do livro, que será enviada gratuitamente.

Serviço:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION DE CURITIBA
Bairros: Sion Batel e Sion Solitude
Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral
Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude)
Endereço:
Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel)
Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude)

NO LINK:


** Cópia digital do livro “O calo que não era no pé”, por Beatriz da Costa Rohr (Editora Espaço Nav, 2017).

FOTO:
Legenda: A aluna Beatriz Rohr, do Colégio Sion Curitiba, escreveu um livro ilustrado sobre um problema nas cordas vocais, que está se tornando uma inspiração para outras crianças.
Crédito: Divulgação / Acervo Pessoal

Nenhum comentário: