quarta-feira, 27 de setembro de 2017

“Nynhã Aba” Ângela Berlinde.

Fotógrafa portuguesa vem a Capital do Estado para bate-papo e leitura de portfólio  .
 curadora e fotógrafa portuguesa Ângela Berlinde.


O Teatro Londrina recebe nesta quinta-feira (28) a artista, curadora e fotógrafa portuguesa Ângela Berlinde, que participará de um bate-papo sobre “A intimidade da fotografia”. O evento, que inicia às 19h e tem entrada gratuita, pretende despertar a plateia para uma discussão sobre a pluralidade dos processos criativos e investigar as diferentes sensibilidades envolvidas nas estratégias de criação e produção de projetos da artista. 

A partir disso e, a partir do seu recente livro “Nynhã Aba”, Ângela Berlinde revelará o seu processo de imersão, bem como o seu percurso poético de investigação pelas comunidades indígenas do Nordeste, reforçado pela intenção de valorizar uma estética afetiva e poética perante o hibridismo da fotografia.
Além disso, Ângela oferecerá no Museu da Fotografia a leitura de portfólio e foto-livros para artistas interessados em refletir sobre seu processo criativo e métodos para promover e posicionar a sua foto linguagem. A oficina acontece nesta sexta-feira (29), das 14h às 18h. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas através do telefone (41) 3321-3260.  

Ângela Berlinde - A artista e doutora em Comunicação Visual e Expressão Plástica tem um vasto currículo. Atuante na academia, já foi diretora do Curso de Artes Visuais – Fotografia na Escola Superior Artística do Porto, deu aula em sua passagem no Brasil no Curso de Arte e Comunicação na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e hoje atua como professora na Escola Superior de Media Arts e Design na Vila do Conde em Portugal. Tem obras inseridas em várias exposições individuais e coletivas por museus da Europa e integra, constantemente, desde 2004, as leituras críticas de portfólios nos festivais de fotografia de Arles, Lodz, Paris, Bratislava, Tsalonikki, Budapeste e Viena.
A fotógrafa é curadora de projetos culturais e exposições de arte contemporânea em Portugal e no Brasil e publicou obras sobre a Índia portuguesa e sobre os Retratos Pintados dos Índios Brasileiros.  Depois da estreia na cidade de Montevideo, no Uruguai, a exposição de fotografia e vídeo “Nhynã Aba” (em tupi guarani, “coração de índio“) foi apresentada no Centro de Fotografia de Bilbao (Espanha). Trata-se de um projeto documental sobre os mitos e histórias ancestrais dos povos indígenas do Brasil e da forma como estas nações se relacionam com a sua imagem e se auto-representam.

Serviço:
Bate-papo “A intimidade da fotografia”
Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba
Data: 28 de setembro, às 19h.
Ingressos: gratuito.
Leitura de portfólio e foto-livros
Local: Museu da Fotografia
Data: 29 de setembro, das 14 às 18h.
Valor de Inscrição: R$100,00
Informações: (41) 3321-3260

Nenhum comentário: