terça-feira, 19 de setembro de 2017

+ NEWS DA HORA


Programa Curitiba Lê participa de Semana Literária Sesc PR


De 18 a 23 de setembro, o Sesc PR promove em todo o estado uma das maiores feiras e encontros literários do Brasil, a 36ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro, com o tema “Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço”. O programa Curitiba Lê, da Fundação Cultural de Curitiba, participa do evento com duas minioficinas, na Praça Santos Andrade, realizadas por mediadores das Casas de Leitura.
Uma das ações acontece com o mediador da Casa da Leitura Jamil Snege, Thiago Correa, que durante a semana promoverá leituras e diálogos que estimulam reflexões sobre construções de identidades, e apresentará narrativas literárias produzidas ou registradas por escritores indígenas brasileiros. “Guiadas por algumas breves reflexões teóricas, a atividade pretende promover um diálogo entre os participantes, compartilhando suas visões sobre a literatura indígena, e principalmente estimular a apreciação de textualidades produzidas pelos nativos e compartilhamentos das percepções sobre as obras lidas”, explica Thiago.
Outra atividade, conduzida por Samuel Teixeira e Tatiane Phauloz, mediadores da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, acontece na quarta-feira (20), às 10h, e pretende apresentar e discutir a literatura popular e seus pontos de contato com a literatura infantil. A discussão será feita a partir dos questionamentos levantados pelo autor e ilustrador paulistano Ricardo Azevedo em seus textos teóricos “Conto popular, literatura e formação de leitores”. Além disso, serão apresentados alguns contos populares para fomentar a discussão. A inscrição é gratuita.

Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro - O evento ocorre simultaneamente em Curitiba, na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em outras 22 cidades paranaenses. Durante seis dias serão realizadas 425 atividades em todo o estado, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas e exibição de filmes.


+ NEWS







Contêineres invadem o Batel
Total Storage Boulevard
O casal de empresários Perci e Eloisa Hultmann, da Total Storage Brasil, inaugura na próxima sexta-feira (22.set) um novo empreendimento gastronômico que promete agitar ainda mais o badalado bairro do Batel. O Total Storage Boulevard, na esquina das ruas Saldanha Marinho e General Aristides Athayde Júnior, é um novo complexo multiuso montado em contêineres, que além do entretenimento proporcionado pelas operações da cervejaria Bodebrown e da sorveteria D’Vicz, também contará com duas cozinhas funcionais para aulas-show. O imponente projeto de 300m² foi estruturado no terreno de 900m² com 10 unidades de contêineres de 40 pés, uma unidade de 20 pés e uma unidade de 10 pés, além da assinatura do paisagista Wolfgang Schlögel e da dupla Gisele Busmayer, designer de interiores, e Carolina Reis, técnica em arquitetura.


+ NEWS 
George Sand


Aliança Francesa comemora lançamento de livro de George Sand , em português

O romance François, O Menino Abandonado (editora Kazuá), de George Sand, pseudônimo da escritora francesa do século XIX, Aurore Dupin, será lançado em português, nesta quinta-feira (21/09), a partir das 17h, na Aliança Francesa. A tradução é de Liliane Mendonça, formada em Letras - Francês, pela UFPR.

Quando leu François, Le Champi, por recomendação da sua professora, a doutora em Letras pela USP e então professora da graduação na UFPR, Lúcia Cherem, a estudante apaixonou-se pelo romance campestre que conta a história do menino abandonado e depois adotado, que jamais se livrou do preconceito da sociedade.


No prefácio, Lúcia Cherem faz um apanhado sobre a autora francesa que adotou um cognome masculino para ser melhor aceita entre os intelectuais do século XIX. Contemporânea e muito amiga de autores geniais, como Gustave Flaubert e Honoré de Balzac,  Aurore Dupin é uma referência para as feministas do mundo todo por ter conquistado seu lugar numa época em que dificilmente a mulher vivia de seu próprio trabalho.

Programa
O evento conta com o apoio de Marcelo Almeida, do projeto Soirées Littéraires, criado para estimular o hábito da leitura e a formação de grupos de discussão literária, sempre com obras da literatura francesa e francófona. Os livros serão fornecidos e colocados à disposição dos leitores por meio de empréstimo. Na ocasião, o romance campestre de George Sand será discutido pelo grupo que já terá lido e se emocionado com a história de François.
Para reviver o ambiente da casa onde a autora costumava receber seus amigos famosos, em Nohant, interior da França, a Aliança Francesa programou um recital de piano, uma Soirée Littéraire à Nohant, com composições de Liszt e Chopin, com quem Aurore Dupin viveu durante nove anos. A partir das 17h, a tradutora, Liliane Mendonça, estará à disposição para autografar o livro que será comercializado no local.

A autora
George Sand influenciou também o célebre autor Marcel Proust, que teve a obra lançada em português entre suas leituras preferidas da juventude. O livro é citado em seu famoso Em Busca do Tempo Perdido .”Esse romance de Sand parece inspirar toda a obra de Proust”, disse Antoinette Fouque, estudiosa da autora.
Segundo Lúcia Cherem, “o texto de Proust revela intimidade com a alma feminina, doméstica, sensorial, muito semelhante com o que nos encanta em Sand”.

Serviço
Lançamento do livro François, o menino abandonado.
Data: 21 de setembro de 2017, quinta-feira, das 17h às 20h.
Local: Aliança Francesa de Curitiba – Rua Prudente de Moraes, 1101, Centro.
Mais informações:
Aliança Francesa: 41 3223-4427

Nenhum comentário: