quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ARTE A TODA PROVA

Inaugurado a sede do Instituto Montes Ribeiro cuja missão é preservar a memória e história das famílias “Montes e Ribeiro”, e incentivar e promover as Artes Visuais, Literatura, Cultura e Gastronomia.

Sala Museu – Galeria de Arte abriga duas exposições:
“Montes e Ribeiro: Objetos de Família” e “Floretas para o meu amor”




O Instituto Montes Ribeiro, recém-inaugurado na cidade de Curitiba, é fruto de um projeto elaborado nos últimos 10 anos pelo Artista Visual, Poeta/Escritor e Chef de Cozinha Luiz Arthur Montes Ribeiro. Tem por missão preservar a memória e história das famílias paranaenses “Montes e Ribeiro”, e também promover, incentivar e divulgar as Artes Visuais, a Literatura, a Cultura e a Gastronomia.
Sobre o Instituto:

O Instituto Montes Ribeiro iniciou suas atividades na cidade de Itapoá (SC), na década passada. Em 2013, naquela cidade, criou a “Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro” que foi entregue a personalidades do Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina. A próxima edição da entrega da Medalha será em 2018, na cidade de Curitiba, atual sede do Instituto.


A entidade possui um acervo de aproximadamente 2.100 itens incluindo mobiliário, antiguidades, baixela, prataria, condecorações, vestuário numismática, poesias, hemeroteca, documentos, fitas cassete, fitas VHS, CDS, DVS, filmes super 8, discos em vinil, fotografias, livros e obras de arte. No que se refere às obras de arte há um acervo de 400 obras entre esculturas, pinturas e objetos de artistas brasileiros, franceses, estadunidenses e africanos.

Exposições: uma permanente e outra com visitação até 31 de outubro
Exposição permanente: “Montes e Ribeiro: Objetos de Família”
“Montes e Ribeiro: Objetos de Família” é uma exposição que apresenta 100 objetos e fotografias pertencentes a estas famílias. Entre eles estão: mobiliário, baixela, condecorações, tapeçaria, fotografias e bandeira. Os primeiros ancestrais da família Montes, (originários da Espanha) chegaram ao Brasil no dia 18 de julho de 1890, no Porto de Paranaguá. Os ancestrais da família Ribeiro tem sua origem no século 18 na região da cidade de Reserva (Pr). Juntam-se a estes sobrenomes o “Rosa” (originários de Portugal que chegaram ao Brasil no século 19), e os “Vaz” - “Antunes” (de origem indígena e mestiços) também da região da cidade de Reversa (Pr).

Florestas para o meu amor
“Florestas para o meu amor” é uma exposição de obras recentes do Artista Visual/Poeta Luiz Arthur Montes Ribeiro, que neste 2017 completa 27 anos como artista profissional. São 50 obras em pintura, desenho, aquarela e nanquim. Esta exposição revela mais uma vez o lado romântico do artista que utilizado em suas obras cores vibrantes.



Serviço:
O que?
Exposição permanente: “Montes e Ribeiro: Objetos de Família”;
Exposição “Florestas para o meu amor”, (obras recentes), de Luiz Arthur Montes Ribeiro
Onde? Instituto Montes Ribeiro (Avenida Vicente Machado, 160, 4º Andar, Conjunto 43)
Até 31 de outubro de 2017, de terça à sexta-feira das 15h às 18h30h, e sábados das 10h às 14h. Somente visitas agendas pelos números de telefones (41) 3044-0234   99920-7349 , ou pelo e.mail: contato@institutomontesribeiro.com.br

Nenhum comentário: