terça-feira, 15 de agosto de 2017

Teatro mundial estreia na Capital do Estado.

O CANTO DO CISNE
Clássico do teatro mundial estreia em Curitiba

Tchekhov - Considerado um dos maiores contistas de todos os tempos, Anton Tchekhov (1860-1904), juntamente com Constantin Stanislavski – o criador do Teatro de Arte de Moscou

As reflexões de um ator que, no auge da carreira, despede-se dos palcos, nos momentos finais de sua vida. A peça “O Canto do Cisne”, clássico do teatro mundial escrito por Anton Tchekhov no século XIX, estreia no próximo dia 10 de agosto, no teatro José Maria Santos, em Curitiba.
“Canto do Cisne” é uma metáfora que surgiu a partir da crença antiga de que o cisne branco passava a vida toda mudo e, na hora da morte, emitia uma bela canção. Na peça, Vassíli Vassílievitch Svetlovidov, interpretado pelo ator curitibano Sérgio Silva, faz um balanço de seus 68 anos de vida, 45 deles dedicados ao teatro. Ao tempo em que questiona o papel da arte dramática na sociedade, o personagem busca, nos palcos, algum sentido para permanecer vivo.

A montagem ressalta a profundidade do texto de Tchekhov em cenas carregadas de ironia e humor. Com direção de Jul Leardinio espetáculo alterna nuances realistas, naturalistas e impressionistas, com toques também de surrealismo e minimalismo, como referência à Avant-Garde, movimento artístico que já despontava à época em que a obra foi concebida.
“A originalidade de Tchekhov consiste na rejeição do propósito moral presente na estrutura de obras tradicionais e no uso da técnica de fluxo de consciência, mais tarde adotada por James Joyce e outros modernistas. Para ele o papel de um artista é o de fazer perguntas, não o de respondê-las”, explica o diretor da peça.
Tchekhov - Considerado um dos maiores contistas de todos os tempos, Anton Tchekhov (1860-1904), juntamente com Constantin Stanislavski – o criador do Teatro de Arte de Moscou –, revolucionou o teatro mundial, apresentando novas perspectivas de atuação e encenação, notadamente nos campos do humano, do existencial e do psicológico.
Além de escritor e dramaturgo, Tchekhov era médico e dedicou-se ao povo da Rússia, atendendo gratuitamente milhares de pessoas pobres. Também criou hospitais, escolas e custeou outras atividades voltadas à comunidade. É lembrado, na Rússia, como um dos homens mais humanitários e benfeitores do país.
Ficha técnica - O texto foi traduzido pelo professor da Universidade Federal do Paraná Walter Lima Torres e por Andrea Doré. Protagonizada pelo ator, jornalista e radialista Sérgio Silva, a montagem conta, ainda, com a participação especial da violinista Clara Meyer, no papel da sombra de Natasha, e também do próprio diretor da peça, Jul Leardini, como Nikita Ivanovitch, no papel do ponto. A equipe também é formada por: Marcelino de Mirandha, no figurino e maquiagem, Nádia Luciani, na iluminação, Salete Cercal e Loana Terra, na produção, Gerson Delliano, no apoio técnico, Édier William, na fotografia e programação visual, e Maria Amélia Lonardoni, na assessoria de imprensa.

Informações: (41) 3315-0808
(11h às 15h e 16h às 20 horas)

Fotos: Édier William (divulgação)
SERVIÇO:
O CANTO DO CISNE – peça de Anton Tchekhov
Direção e produção: Jul Leardini
Tradução: Walter Lima Torres e Andrea Doré
Elenco: Sérgio Silva, Jul Leardini e Clara Meyer
Período: de 10 a 27 de agosto de 2017
Horário: de quarta a sábado às 20 horas e domingo às 19 horas
Local: Teatro José Maria Santos (Teatro da Classe)
Endereço: Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Curitiba

Ingressos: à venda no DISK INGRESSOS – http://www.diskingressos.com.br/
Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Descontos: Clube do Assinante Gazeta do Povo (30%), funcionários da Copel (50%, apresentando o crachá) e bônus (30%)
Para pacotes promocionais: (41) 99215-5822 Whatsapp

Nenhum comentário: