segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Marco do centenário de emancipação do Paraná.

Equipe da FCC iniciou remoção de pichações
da Praça 19 de Dezembro


A equipe da Coordenação de Preservação e Conservação de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba estará trabalhando,
na remoção de pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro. A ação é uma parceria da Prefeitura com a Associação Comercial do Paraná, que acionou empresas apoiadoras para fornecimento de equipamentos e material de limpeza dos monumentos.
Os produtos são fornecidos pela Performance Econano, empresa que atua em pesquisa e desenvolvimento de produtos nanotecnológicos para limpeza e impermeabilização de superfícies. O removedor utilizado é da Nova Linha Especial da Vonder. Na última sexta-feira (11), os técnicos das empresas fizeram a demonstração de uso dos produtos e equipamentos. De acordo com o cronograma, os trabalhos devem terminar no dia 23 de agosto.

A Praça 19 de Dezembro é marco do centenário de emancipação do Paraná e abriga um conjunto de monumentos formado por obras de importantes artistas paranaenses. Nele estão o painel de granito executado em relevo por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do estado e, no lado oposto, o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos; o obelisco de concreto armado com 30 m de altura com o símbolo do Estado; a estátua do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense e a Estátua da Justiça (a Mulher Nua), realizadas também por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo

Nenhum comentário: