terça-feira, 29 de agosto de 2017

Campeonato Brasileiro de Barismo

Barista de Curitiba é Tricampeão Brasileiro
A final do 16º Campeonato Brasileiro de Barismo foi realizada neste domingo (27), em Minas Gerais, e consagrou o barista Leo Moço.
 Campeonato Brasileiro de Barismo


 Pioneirismo e determinação que resultam em um trabalho de excelência. Assim tem sido o trabalho do barista Leo Moço, responsável pelo Grupo Café do Moço, que conquistou neste domingo, dia 27 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Barismo 2017. A competição, organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, foi realizada na cidade de São Lourenço, em Minas Gerais, e contou com a participação de 22 baristas de todo o Brasil. Com o título, Leo Moço se sagrou Tricampeão Brasileiro, vencendo o campeonato nos anos de 2013, 2015 e 2017.


Durante a disputa final, cada barista participante tinha 15 minutos para preparar doze doses: quatro espressos, quatros bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas de assinatura. Para o preparo das bebidas, Leo Moço usou uma variedade de café originária do Sudão, na África, chamada “sudã romê”, pouco conhecida no Brasil. “O grão foi colhido pela primeira vez esse ano aqui no Brasil, na fazenda Santuário Sul, na cidade de Carmo de Minas, em Minas Gerais. Foi uma produção muito pequena, mas de extrema qualidade. Isso contribuiu muito para a qualidade dos meus reparos durante a disputa”, explica Leo Moço.

Um dos grandes destaques preparados por Leo Moço na final foi um drink assinatura elaborado com 120ml de espresso, xarope de açúcar demerara, pêssego fresco e uma imersão de casca de café preparada com uma técnica chamada sous-vide (a vácuo), a 30° Celsius por seis horas. “O processo tem como objetivo extrair os aromas e sabores frutados da casca do grão”, comenta o profissional. Com o título, Leo Moço está classificado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Barismo, que será realizado na Coreia do Sul, no próximo mês de novembro.

Sobre Leo Moço

As áreas de atuação de Leo Moço podem não ter nenhuma conexão, já que aos 37 anos, além de ser considerado o melhor barista do país, ele é formado em Nutrição e Análise de Sistemas.  Foi em 2009, após uma grande imersão do profissional no universo dos cafés especiais, que surgiu a marca Café do Moço, com o objetivo de quebrar paradigmas e tornar a bebida uma realidade no país, entregando aos clientes o melhor café com preços acessíveis. Além da microtorrefação Café do Moço, que fornece para empreendimentos gastronômicos de todo o Brasil, o grupo engloba a cafeteria Barista Coffee Bar, principal endereço dos cafés especiais na cidade de Curitiba (PR). 

Barista Coffee Bar fica na Rua Moyses Marcondes (nº609), no bairro Juvevê, e funciona diariamente, das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (41) 3501-8234 ou no site www.cafedomoco.com.br.   

Nenhum comentário: