sábado, 12 de agosto de 2017

+ AGENDA

Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda

Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda são homenageados pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Em concerto neste fim de semana, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba comemora os 130 anos de nascimento do maestro Heitor Villa-Lobos e os 90 anos do pianista Osvaldo Lacerda. As apresentações têm a direção musical do spalla Winston Ramalho e acontecem na sexta-feira (11), às 20h, e sábado (12), às 18h30.
“São dois compositores brasileiros que não poderiam passar pela temporada 2017 da Orquestra sem receber destaque”, ressalta Winston Ramalho. “A gente tem o dever de sempre lembrar os grandes músicos do nosso país, fazer com que eles não caiam no esquecimento e reforçar a nossa identidade cultural”, afirmou o diretor musical.
Abre o programa a obra “Quarteto de cordas nº 1 Op. 50”, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O maestro e compositor é o maior expoente da música erudita no Brasil. Suas peças são executadas no circuito dos mais prestigiados teatros europeus e americanos. Durante sua vida, criou cerca de mil obras entre cirandas, choros, sinfonias, música de câmara, óperas e outros gêneros musicais. Em tudo o que compôs imprimiu uma marca de brasilidade.
De Osvaldo Lacerda (1927-2011) será executada a obra “Quatro peças modais para orquestra de cordas”. Lacerda é o compositor contemporâneo brasileiro que tem o maior percentual de sua obra dedicado à canção de câmara. Preocupa-se em explorar o caráter nacionalista, perpetuando em música as variações das diversas manifestações folclóricas e religiosas, além de contos populares e textos de poetas nacionais.

Serviço:
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
A música de Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda
Direção musical Winston Ramalho
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273)
Datas e horários: 11 e 12 de agosto de 2017, sexta-feira às 20h e sábado às 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

+ AGEMDA





Circuito Cultural Ademilar traz literatura, música e teatro em agosto
Pegue sua agenda e programa-se para assistir espetáculos do diretor João Luiz Fiani, músicas do tradicional Grupo Choro & Seresta e o casal queridinho Téo Ruiz e Estrela Leminski e conhecer escritores em festivais literários como o Litercultura e Mostra de Literatura

Quem gosta de ler, assistir a uma boa peça de teatro ou ouvir música brasileira, esse mês, não pode reclamar. O Circuito Cultural Ademilar traz uma série de projetos culturais e em agosto o evento vai promover muita cultura em Curitiba. São apresentações de diferentes atmosferas como o espetáculo “No Beco do amor perdido”, do prestigiado diretor curitibano João Luiz Fiani, apresentações do legendário grupo Choro & Seresta, literatura em comunidades carentes com o Mostra de Literatura Paraná, a quinta edição do Litercultura, um dos festivais literários mais importantes do Sul do Brasil e mais um lançamento de clipe do queridinho casal Téo Ruiz e Estrela Leminski. Confira a programação:



Eventos


O Beco do Amor perdido

“O Beco do Amor perdido”, com texto e direção de João Luiz Fiani, fala sobre um dos temas em mais discussão no momento: a fobia social. O texto, escrito a partir da visão feminina da sociedade, mostra que o chamado “sexo frágil” vem mudando incessantemente com o tempo e que a atualidade é bem distante daquele chamada de “frágil”. A estreia é em 18 de agosto no teatro Lala Schneider.

Litercultura
O Litercultura surgiu há quinze anos e traz muita informação e conhecimento do mundo da literatura. Durante o evento acontecerão oficinas, rodas de leitura, apresentações e muitos outros eventos. Neste quinta edição, escritores e ensaístas brasileiros discutem o universo literário hispano-americano e questões da contemporaneidade de 14 de agosto e vai até dia 18 do mesmo mês, na Capela Santa Maria.
Conjunto Choro & Seresta

O Conjunto Choro e Seresta se apresenta na Feirinha do Largo da Ordem aos domingos há 39 anos. O grupo já faz parte de um dos principais pontos turísticos da capital paranaense e se prepara para lançar um novo CD, “Gerações”. As apresentações fazem parte do Circuito de agosto de 2017 a julho de 2018, com show especiais para o Circuito com convidados nacionais.
Mostra Literatura Paraná
A Mostra Literatura busca valorizar a literatura paranaense. Com isso, traz ao circuito bate-papo com autores, oficina de leitura, ilustração e histórias em quadrinhos em comunidades carentes de Curitiba. Confere as datas e locais:14 a 19 de agosto (Uberaba), 21 a 26 de agosto (CIC), 18 a 23 de setembro (Pilarzinho) e 25 a 30 de setembro (Butiatuvinha).
Estrela Leminski e Téo Ruiz

Depois de três anos com o espetáculo “Leminskanções”, Estrela Leminski e Téo Ruiz estão fazendo uma série de lançamentos este ano pelo Circuito. São 12 músicas – cada uma com seu clipe específico pelo álbum “Tudo QueNãoQueroFalarSobreAmor. A quinta edição acontece dia 27 de agosto, às 18h, no Ornitorrinco.


Circuito Cultural Ademilar

O Circuito Cultural Ademilar é uma iniciativa que contempla diversas realizações artísticas, levando aos curitibanos teatro, literatura, música, preservação da memória e filmes. Desenvolvido pela The Way Comunicação, ele integra, de forma articulada, ações de diferentes produtores e agentes culturais. A programação transcorre ao longo de 2017 e 2018, com a viabilização via Mecenato Subsidiado da Prefeitura de Curitiba. A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário chancela essa iniciativa porque acredita na cultura como fonte de lazer, entretenimento e enriquecimento intelectual. Informações em www.circuitocultural.com.br
Serviço: Para acompanhar as ações do Circuito Cultural Ademilar curta e siga nossa FanPage www.facebook.com.br/circuitoculturaltw ou www.circuitocultural.com.br

Nenhum comentário: