quarta-feira, 19 de julho de 2017

ACONTECE

Palestra aborda mudanças no mercado editorial

A Casa Educação realiza (dia 20), às 19h30, a palestra “O mercado editorial mudou. E você?”. A conferência será ministrada pelo publisher da Faro Editorial, Pedro Almeida, e acontece na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium [av. Pres. Kennedy, 4121, Portão, Curitiba-PR, tel. 41-3330-6749] com entrada franca.












Jairo Dechtia
 Omar e as Viúvas de Burca



Islã ou América? Omar e as Viúvas de Burca traz reflexões sobre aspectos que marcam cada uma dessas sociedades e a relação entre elas, por intermédio de um protagonista incomum. Omar nasceu no Egito, cresceu no Brasil e foi viver nos Estados Unidos. Embora seja apresentado como turquinho, a identidade cultural de Omar revela-se distante do que seriam os bons costumes para seu povo. Com um comportamento também fora do padrão americano, Omar é conduzido a um tratamento com o psicólogo David. Em suas sessões psicoterápicas, ele deve levar recortes de jornais com matérias que retratem a América de forma positiva. Mas no olhar de quem? Em uma narrativa construída, fundamentalmente, por notícias da imprensa (entre as quais surgem as que são fruto da imaginação de Omar) e por diálogos entre esses dois personagens, o leitor é levado a fazer, junto com Omar, uma terapia em que se revivem casos históricos e se pensa sobre práticas culturais como as enxergamos hoje.


Jairo Dechtiar é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Por mais de 40 anos se dedica ao estudo de religiões comparadas. Em sua própria familia tem membros com procedência muçulmana, judaica, cristã, baha'i e indiana. Esta é sua segunda obra sobre a questão de imigração e crítica social. Dechtiar vive em Carrboro, Carolina do Norte, EUA, com a esposa Helen e 3 filhos adultos e uma neta. Morou em Burlington Vermont e Framingham Massachussets, onde teve contatos com imigrantes de variadas origens nos EUA. Atualmente o autor se dedica a apresentações de stand up e trabalha na escrita e edição de seus contos para inclusão em seu primeiro livro em inglês: Two Weeks and Eight Days.

Nenhum comentário: