sexta-feira, 2 de junho de 2017

“Pernas, pra que te quero”

Foi dada a largada! Ação do “Pernas, pra que te quero” acontece neste domingo em Curitiba

Projeto de inclusão social de pessoas com deficiência reúne corredores e cadeirantes na 1ª Etapa do Circuito de Corrida Infantil



O projeto de inclusão social “Pernas, pra que te quero” vai reunir 90 corredores voluntários e cadeirantes em ação na 1ª etapa do Circuito de Corrida Infantil de Curitiba, neste domingo (4), a partir das 8h. Realizada pela SMELJ (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba), a corrida será no Parque Barigui, com concentração próxima ao estacionamento da BR-277.


Criado há dois anos em Curitiba, o “Pernas, pra que te quero” promove a inclusão de pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas em corridas de rua, sendo conduzidas por corredores.

“Mais que um projeto de inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida em corridas de rua, nós queremos que as crianças e corredores se engajem em um novo modelo de esporte, não competitivo e mais participativo, com melhora da qualidade de vida através da diversão no esporte. Estamos muito contentes com a grande adesão de voluntários nessa corrida! Desde já, são campeões da inclusão”, comemora Rebeca Paciornik Kuperstein, diretora do “Pernas, pra que te quero”.

Experiência enriquecedora

Com ações realizadas em seis corridas de rua até agora, o “Pernas, pra que te quero” já mobilizou muitos voluntários e mais de 100 crianças cadeirantes. A experiência, segundo eles, é bastante enriquecedora “nas duas vias”.

“Através desta ação, percebemos que é possível fazer muito pelo próximo apenas doando nosso tempo, atenção, sorriso e amor. A sensação é de uma grande satisfação pessoal para quem participa”, relata Katia Lacerda, organizadora do movimento The Running Moms, parceira do “Pernas”.

Regina Cristina da Silva é a mãe de Estefanie de Jesus, de 15 anos, que já participou de duas corridas e não vê a hora de correr novamente. “Ela adorou, nunca tinha corrido antes foi a primeira a chegar. Quer voltar, ganhar medalha, está ansiosa! Faz bem para a gente ver a alegria dos corredores e das crianças. As adaptações nas cadeiras também nos dão segurança de que tudo correrá bem”, afirma.

“No trabalho com iniciativas como o ‘Pernas’, a gente tem retorno duplo: fazemos o bem para os outros, e eles fazem o bem pra gente. Fora que fica a reflexão: estou reclamando de que nessa vida? Poder gerar sensações novas é muito estimulante pra levar uma vida melhor”, pontua Luiz Fernando Nascimento, gerente executivo do Instituto Compartilhar, que participou de uma corrida.


Ação do “Pernas, pra que te quero”
1ª etapa do Circuito de Corrida Infantil de Curitiba
Data: Domingo, 4 de junho de 2017
Horário: Das 8h às 10h
Local: Parque Barigui (próximo ao estacionamento da BR-277)
Apoio: Banco do Brasil

Sobre o “Pernas, pra que te quero”

Corrida de rua para crianças e adultos em cadeiras de rodas conduzidos por corredores, o “Pernas, pra que te quero” foi criado em 2015 e, até agora, já levou a sensação de vento na cara, sorriso no rosto e sensação de liberdade a mais de 100 jovens cadeirantes em seis corridas de rua organizadas em Curitiba e Maringá, no Paraná. Além de reunir grupos de corredores e cadeirantes, o “Pernas” disponibiliza o sistema de terceira roda portátil e manopla extensível, que dão segurança e estabilidade para a cadeira durante a corrida.

Nenhum comentário: