terça-feira, 23 de maio de 2017

Smart City Business America Congress & Expo 2017


 
Confira os assuntos que foram destaque no primeiro dia do Smart City Business America Congress & Expo 2017

O primeiro dia do Smart City Business America, que acontece de 22 a 24 de maio no Expo Unimed Curitiba, foi marcado por painéis, debates e palestras em busca de soluções inteligentes como ferramenta de resolução de problemas como sustentabilidade, mobilidade urbana, planejamento urbano, segurança, saúde, educação, energia, governança e economia.

Logo no início do evento, uma reunião reuniu Gestores Latino-Americanos para debater sobre inovação em políticas públicas e quais as dificuldades que as cidades estão enfrentando e também qual o planejamento a ser alcançado no futuro com as Smart Cities. No mesmo horário, uma Plenária sobre saúde contou com a presença de convidados internacionais discutindo sobre a importância da integração da Saúde no contexto das Smart Cities.
Já a Reunião 2 teve como tema central Blockchains e Segurança Cibernética. Além disso foram realizados painéis internacionais sobre Zonas de Inovação Sustentável e Cidades Inteligentes, e Smart London - Co- Criando uma Cidade Inteligente para a Era Digital. Desafios e soluções para a mobilidade urbana, agronegócio, financiamento para implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica e megatendências de TI foram temas de discussão entre os palestrantes e visitantes que circulavam pelo evento. 

A internet das coisas também ganhou um painel exclusivo abordando a oportunidade de utilizá-la para resolver problemas das cidades. O mediador Flávio Maeda, presidente da ABINC - Associação Brasileira de Internet das Coisas, abriu o debate ressaltando que IoT não é tecnologia, mas sim trazer modelos de negócios para o mundo físico como melhoria de qualidade de vida para as pessoas

Além de propor e incentivar ideias inteligentes como ferramenta de desenvolvimento das cidades e melhoria do bem-estar dos cidadãos, um painel formado por frentes parlamentares tratou sobre a questão de Regulação dentro do ambiente de Smart Cities e seus desafios. Jonny Doin, Fundador e CEO da GridVortex, especializada em Smart Infrastructures com ênfase em Segurança Cibernética Embarcada, destaca que estamos na encruzilhada das tecnologias e precisamos trazê-las  para a fisicalidade. “Não se faz apenas uma atualização de software, o sistema deve ser pensado”, disse Jonny. 

Diversos modelos de negócios em Smart Cities foram citados no Painel 13 como ferramenta de aproveitamento das oportunidades dentro da realidade brasileira. A infraestrutura digital e a chamada “encruzilhada invisível”  destacou a importância das decisões de hoje e quais são os riscos tecnológicos, segurança cibernética e os âmbitos de cidadania digital que precisaremos enfrentar. 

O primeiro dia de evento foi encerrado com a Abertura Oficial. Entre os presentes estavam Rafael Greca, prefeito de Curitiba, Federico Gutierrez, prefeito de Medellín, na Colômbia, Leopoldo de Albuquerque, presidente do Instituto Smart City Business America e o deputado federal Vitor Lippi. Segundo o presidente do instituto, o Smart City Business começou como evento e devido ao seu sucesso se tornou uma entidade. Já o prefeito Rafael Greca salientou que as inovações devem vir para se tornarem um bem social. "O que é uma cidade inteligente? É a cidade que supera as dificuldades", encerrou.

Nenhum comentário: