segunda-feira, 1 de maio de 2017

Irmãos Campana

Museu Oscar Niemeyer realiza exposição inédita dos Irmãos Campana

 Cerca de 130 obras dos designers, com uma ambientação elaborada exclusivamente para a mostra



  – O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou ) a exposição “Irmãos Campana” inédita no Brasil e totalmente produzida e idealizada pelo museu, que completa 15 anos. Ela ocupa o Olho, onde foi construído um ambiente exclusivo para receber cerca de 130 obras, ocupando uma área privilegiada de 1.500 metros quadrados.






A importância dos materiais
Há 34 anos, os irmãos Fernando e Humberto Campana se lançaram no universo do design, criando peças de mobiliário inusitadas. Um exemplo é a Poltrona Vermelha, obra mais conhecida dos autores, que fizeram uso de uma corda de tecido trançada de modo único sobre uma estrutura de aço. Esta foi a primeira peça a ser licenciada por uma empresa italiana. Cordas, couro, metais, madeira, piaçava, acrílico, papelão, vidro, fibras sintéticas e naturais são alguns dos muitos materiais utilizados nas obras presentes na mostra. A partir destes elementos foi feita a curadoria que prioriza a pesquisa dos materiais, que são dispostos de forma cronológica na mostra. “A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, argumenta a curadora Consuelo Cornelsen. 

O designer Humberto Campana confirma a afirmação, dizendo que “materiais são personagens à procura de um autor”, fazendo referência a um famosa obra de Luigi Pirandello. “Eu vejo os materiais dessa forma. São eles quem vão nos conduzir ao projeto final. A possibilidade de trabalhar com um material novo propõe um diálogo com uma nova estética, um novo conceito. Por isso que eles são importantes no nosso trabalho”, completa. Além do design de mobiliário, a mostra contará também com trabalhos gráficos dos Irmãos Campana, tais como gravuras e desenhos mais autorais. “Sempre propomos diálogos com a arte. Queremos mostrar esse lado nosso, de fazer pontes entre as disciplinas, e não criar fronteiras. Por isso sugerimos que fossem incluídas nessa exposição os nossos experimentos artísticos”, finaliza Humberto Campana.


Serviço:
Mostra “Irmãos Campana”
Data de abertura: 27 de abril (quinta-feira), às 19 horas – entrada gratuita na hora da abertura
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Período de exposição: até 20 de agosto de 2017
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada: R$16,00 e R$8,00 (meia-entrada). Gratuita nas quartas-feiras.
Telefone para informações: (41) 3350-4400

Nenhum comentário: