terça-feira, 2 de maio de 2017

ESPORTE A TODA PROVA

Em dias com frio e chuva, o treino indoor é a melhor pedida.


O outono chegou e com ele os dias mais frios vieram com ele. Já é difícil ter pique pra fazer exercício em dias de sol, imagine então chovendo? Alguns diriam que é a desculpa perfeita. Principalmente pra quem gosta de correr na rua.

Uma pesquisa realizada pelo núcleo DNA de Corredor da Iguana Sports aponta o número de 5,5 milhões de corredores no mercado running, com um crescimento de 15% ao ano. Entre 2018 e 2019, neste ritmo, o país deve alcançar a marca de 10 milhões de pessoas na tribo da corrida.


Pensando nesse público com cada vez mais adeptos, pedimos à professora Michele Marchesini da Bluefit Academia, para indicar alguns treinos indoor que ajudem a manter a prática mesmo em dias chuvosos, permanecendo também o desafio, cada um deles seguindo uma proposta:

·         HIIT - treinamento indicado para emagrecer, o objetivo deste treino é a superação a cada dia de treino
Conhecido por ser um treino de alta intensidade, é iniciado em uma velocidade moderada em que o praticante corre 30 segundos e para por 30 segundos. O benefício de se praticar o HIIT na esteira é a possibilidade de sempre manter a mesma velocidade para que não se perca o ritmo, o que não acontece na corrida de rua, em que é recomendado ter cautela ao retornar na mesma velocidade. Pode ser feito de 30´ a 60´, dependendo da rotina de corrida, e até 4x por semana;

·         Intervalado -  indicado para melhorar a resistência, em que deve - se aumentar a velocidade aos poucos, para a musculatura entender o esforço que precisará realizar
Para este tipo de treino a esteira deve ser programada em duas velocidades diferentes, o ideal é que o corredor mantenha uma velocidade mais rápida durante 3´e a mais lenta durante 2´, ou ainda 3´por 3´ e 2´ por 1´. para que a musculatura passe do seu limite comum e force o corpo para obter mais força e chegar ao final. O ideal é que seja feito por 45´, 3x por semana;

·         Esteira inclinada – o objetivo do treino é desafiar o praticante, exigindo mais força nas pernas e fibras musculares
Utilizando a esteira inclinada, o desafio exige mais resistência nas pernas para a subida mais eficiente.
Com a esteira inclinada o objetivo dá corrida e obter mais potência e aumentar a força, fazendo com que o atleta obtenha ótimos resultados com um esforço moderado sabendo aumentar e diminuir a velocidade na hora certa aumentando a quantidade dá corrida e o resultado esperado.

“A intenção é fazer o aluno recrutar muito mais fibras musculares para que não perca a performance, um grande detalhe é manter o objetivo pois quanto mais leve for, mais rápido será. Mas não esqueça que se for muito pesado pode perder performance na reta, mas ganhar força para uma subida”, completa Lucas. Este treino também pode ser feito de 30´ a 60´, dependendo da rotina de corrida, e até 4x por semana.

“Em todos os exercícios sugeridos, o sucesso não está apenas em correr e sim em movimentar os braços e pernas na mesma frequência para melhorar a performance na corrida, e não esquecer de associar a atividade física à uma alimentação saudável e o consumo de água”, completa Lucas.

Nenhum comentário: