quinta-feira, 18 de maio de 2017

ARTEFACTO 40 ANOS \ Em homenagem a personalidades na Capital do Estado.


Artefacto Curitiba lança vitrines

O ciclo de vitrines inspiradas nos destinos mais desejados do mundo, traz projetos de quatro arquitetos que homenageiam, também, personalidades na capital do Estado


A Artefacto Curitiba esta promovendo  o lançamento das quatro vitrines que faz o encerramento em grande estilo da Mostra que comemorou os 40 anos da marca no Brasil. O evento, que acontece tem a participação das profissionais Cris Daros, Carla Kiss, Jaqueline Zeni e Mariana Paula Souza. São quatro grandes nomes que apresenta destinos inéditos traduzidos por meio da arquitetura. O resultado dos trabalhos, que tiveram um padrão de excelência a altura de grandes mostras e exposições internacionais.





Carla Kiss

Destino: Chicago

Homenageado: A produtora de eventos Ilse Lambach.

Conceito: Ao chegar em Chicago é impossível ignorar os traços especiais da arquitetura da cidade, os grandes arranha-céus modernistas construídos no século passado, os museus e a arte, que deram o ar cosmopolita neste ambiente. Aqui, o cinza mesclado ao branco e suas tonalidades, remetem a Chicago, que passa grande parte do ano em um inverno rigoroso. A utilização de obras de arte em todo o espaço, além de formas mais simples e puras também remetem ao ar cultural da cidade, que ainda possui como um de seus referenciais Frank Loyd Right, um dos mestres da arquitetura. O espaço, além de funcional e cosmopolita, oferece uma visão de como é possível ter o aconchego que o nosso clima pede. Cada peça foi pontualmente escolhida para reforçar o conceito, criando um ambiente bem resolvido, com amplas áreas de circulação e repleto de design e arte nas peças e acessórios selecionados. Os tons cinza e suas tonalidades até o branco, destacam o mobiliário (quase todo escolhido em tonalidades bem claras). Uma das paredes recebeu o painel de carvalho americano  natural com uma pintura especial tonalizando a madeira de cinza. Como ponto focal de atenção está a parede com painel translúcido de pedra  –  uma chapa de porcelanato extra fina e de tamanho especial (300x150cm) com uma escultura de luz executada pela arquiteta. Todos estes detalhes emolduram mobiliários soltos escolhidos especialmente, como os aparadores Groot, peças em aço inox e madeira de demolição. Por se tratar de um Estar os protagonistas de conforto do espaço não poderiam faltar, assim o sofá Wallen ll que tem um conforto especial de espumas super macias, além da poltrona Marbella, peças que são fundamentais para a composição e montagem do ambiente. 


Cris Daros


Vitrine: Loft dos Galeristas

Destino: Nova York

Homenageado: Guilherme e Laura Simões de Assis, sócios-proprietários da SIM Galeria.

Conceito“Nova York pulsa cultura, com arte, museus, espaços livres, arquitetura, além da grande diversidade étnica, sendo uma das cidades mais procuradas pelos turistas. Por isso, a escolhemos para homenagear os irmãos Simões, dois grandes galeristas que têm consigo uma visão empreendedora e gosto refinado, e que trouxeram para Curitiba um espaço diferenciado que une arte e arquitetura”, explica Cris Daros. A vitrine se caracteriza pelo ambiente amplo, num espaço aberto e integrado com o mobiliário em tons neutros de fendi, cinza e branco, além da mescla de materiais nobres. “Buscamos utilizar peças que mesclam materiais modernos como vidro, espelho, metais cromados com tecidos nobres, como o veludo, couro e ratier”, revela. Para complementar o espaço, foram utilizadas peças exclusivas da SIM Galeria, como as de André Azevedo e Isidoro Blasco (Brooklyn Building with Manhattan Bridge), que trouxeram ares contemporâneos e deixaram o ambiente elegante e descontraído. Entre o mobiliário utilizado a arquiteta destaca o acabamento especial da Mesa de Jantar Niro e o Biombo Philipe. O design e a contemporaneidade estão presentes na Poltrona Greek em veludo e na Poltrona Pipo.


Jaqueline Zeni


Vitrine: Winter Living

Destino: Montanhas Rochosas do Colorado - EUA

Homenageado: A empresária curitibana Simone Nejm.


Conceito: O conceito deste espaço dialoga com a personalidade da cliente e com o destino escolhido. Para a arquiteta o trabalho de Simone foi determinante para essa composição. “O trabalho de Simone Nejm é repleto de texturas, cores, relevos. Assim como o que fazemos no escritório. Além disso, tudo que a Simone faz é sempre com muito comprometimento com o cliente e com o resultado final; transborda emoção e evidencia o carinho com o qual foi desenvolvido” completa Jaqueline Zeni. E essa atmosfera de conforto e aconchego, presente em todo o ambiente, acontece por meio da aplicação de materiais naturais (pedras usadas nos revestimentos, couro nas poltronas, madeira no mobiliário) e dos tons sóbrios (preto, cinza, terracota e verde) que também remetem à natureza. A composição casa perfeitamente com as características descritas da homenageada e com o destino escolhido, o que pode ser percebido em cada detalhe. Destaque para a poltrona Brant em couro natural Phoenix Havana – com apoio para pernas, é a opção ideal para curtir a lareira – e para as mesas de centro Lucca. Feitas com tampo em madeira Rustic washed gray – tendência de madeiras em tons acinzentadas – elas tem três medidas que formam uma composição despojada de diferentes alturas.


Mariana Paula Souza


Vitrine: Estar de inverno

Destino: Gramado

Homenageado: Fabricio de Macedo.


Conceito: Gramado, uma cidade turística e de inverno foi o destino escolhido pela arquiteta que expressa o conceito com o uso de tons mais sóbrios, tecidos e revestimentos quentes como a vaqueta, peles, camurças, além, é claro, da lareira. Isso porque o homenageado, além de ter personalidade, é uma pessoa que gosta de projetos e ambientes com essência. O resultado é um espaço funcional e confortável, pensado na utilização familiar. Com a predominância das cores em tons de cinza e o laranja, o ambiente tem o sofá Vokser em tecido Leblon Natural, o Baú Domoa em Tricot Cannes com acabamento em couro café e o Puff Muffon com pele natural de  Ovelha e detalhes em couro como destaques. A arquiteta cita também a poltrona Elizabeth em Linho pumpkin. “Por ser em uma cor de destaque, ela se torna diferente do habitual, o que eu adoro” conta Mariana, que aponta o desenho da lareira bem clássico como principal memória da cidade de Gramado. Para aquecer ainda mais o ambiente, ela aposta em painéis de madeira e o papel de parede. O resultado é um espaço muito aconchegante.



Nenhum comentário: