segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Exposição “Incluídos – O Universo Fantástico .

Teatro Guaíra recebe exposição sobre empoderamento de público em vulnerabilidade
CCTG e Banco do Brasil Exposição Incluídos .

Nesta terça-feira (14/02), às 18h, abre no hall do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) a exposição “Incluídos – O Universo Fantástico da Solidariedade”, organizada pelo Instituto Pró-Cidadania em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, CCTG e Banco do Brasil. O teatro é a primeira parada da exposição, que será levada a várias cidades do Paraná.


Com fotografias de Peter Lorenzo, a mostra tem como objetivo empoderar as pessoas por meio de um universo fantástico. Os modelos são usuários atendidos em diferentes serviços da assistência social de Curitiba, como asilos, casas de acolhimento, projetos sociais e unidades de atendimento à população em situação de rua, que nas imagens da mostra são reis, mágicos, guerreiros, viajantes, sonhadores e divas.

De acordo com a gerente de Inovação do Pró-Cidadania, Berenice Mendes, também diretora-geral da exposição, o objetivo é, a partir da arte, mostrar as possibilidades de recomeço. “Ao todo, 24 pessoas foram personagens do universo fantástico da solidariedade, universo que, para nós, mostra toda a capacidade do ser humano de se reinventar e começar de novo”, explica.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, a exposição é uma oportunidade de promover a inclusão e a arte. "O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, acredita na arte como instrumento de inclusão social e cidadania. Contamos com a parceria de instituições, como o Instituto Pró-Cidadania, para desenvolvermos políticas públicas para a formação humana. Desta forma conseguimos produzir ações que valorizem a vida e o bem-estar dos paranaenses".

Pré-produção
Desde a sua concepção, o projeto “Incluídos” buscou o fortalecimento e o reconhecimento dos seus personagens. “Os modelos do projeto são alcoolistas, moradores de rua, desempregados, idosos abandonados, transtornados mentais. São pessoas, não invisíveis. E precisam ser tratados como tal, precisam ser enxergados”, finaliza Berenice.

Já para Peter Lorenzo, fotografar essa ideia foi desafiador. “Em mais de 40 anos de fotografia vivi inúmeras situações. Mas ao fotografar o conceito do ‘Universo Fantástico da Solidariedade’ experimentei um sabor distinto. Sabia que encontraria no estúdio um conjunto de vidas amargas e outras protegidas. E, ali, a entrega desinteressada de cada um fez surgir o olhar, o riso, a expressão. Todos brilharam e se viram no resultado apresentado no monitor do computador e, então, sorriram por se perceberem’, explicou.

A exposição no CCTG fica em cartaz até o dia 28 de abril de 2017 e a entrada é gratuita. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

“Incluídos – O Universo Fantástico da Solidariedade” tem o apoio da Arte Lux Produções, Teatro Guaíra, Locall Cinema e Televisão, Master Comunicação, Ticollor Soluções em Imagem, Tamanduá Iluminação e Som, Espaço Excêntrico Mauro Zanatta e HumanoMundo Teatro de Sensibilização Social.

O Pró-Cidadania
Atuando há mais de 30 anos na área da assistência social em Curitiba, o Pró-Cidadania Instituto Socioambiental é uma associação civil sem fins lucrativos que atende entidades sociais por meio de repasses contínuos (itens diversos e alimentos), assessoria e projetos sociais que atendem famílias e pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. Mais informações www.ipcc.org.br.

Serviço
Abertura da exposição “Incluídos – O Universo Fantástico da Solidariedade”
Data: 14/02 (terça-feira), às 18h
Visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Local: Hall do Centro Cultural Teatro Guaíra
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro. Curitiba/PR
Informações para a imprensa: 41 3040-1530.

Nenhum comentário: