domingo, 18 de dezembro de 2016

Subindo pelas paredes

Lançamento de “Cuca e Racha”, de Sampaio

A Gibiteca de Curitiba promove no dia 22 de Dezembro, quinta-feira, às 19h, o lançamento do livro em quadrinhos “Cuca e Racha – Subindo pelas paredes”, do cartunista e artista gráfico Sampaio.

A apresentação do livro é do consagrado Ziraldo, que diz: Que sujeitim danado!” Como diria o Henfil.  
“Pode haver título mais preciso e mais adequado (criatividade é alcançar estes dois adjetivos) num livro em que os personagens são duas baratas?
Sampaio, como certamente diria o Barão de Itararé, seu livro é um barato! “


Na contra capa do livro, os comentários são de Fernando Gonsales:
Cuca e Racha uma dupla que escracha.Apesar de eu mesmo ter um personagem que é uma barata, não entendo bem como um autor pode escolher um animal tão repulsivo como protagonista. Aliás, nem mesmo como coadjuvante as baratas deveriam servir.
No entanto Sampaio escolheu logo dua: Cuca e Racha. Acho que os quadrinhos já estão um pouco saturados dos mamíferos peludos, mesmo. E se no fim do mundo só restarem as baratas, talvez este livro seja uma prévia dos novos tempos baratinescos.
Com um desenho limpo e ligeiro, a vida cotidiana desses seres rasteiros vai se desenrolando bem-humoradamente sob nossos olhos. E, ao fim da leitura, a coisa que você menos vai sentir por Cuca e Racha é repulsa. Essa é a mágica de Sampaio. “
Sobre o cartunista
É natural de Curitiba. Desde cedo percebeu que tinha em seu traço o cômico, dono de certa ironia e humor; - assim seguiu em sua missão de levar bom humor e arte à sua enorme clã de admiradores. Bacharel em gravura pela EMBAP. Atualmente dedica-se à ilustração, de quando em quando, executa pintura ao vivo pra descolar uns trocos. Participou de inúmeras exposições de quadrinhos e pintura, em especial: “Tua Batata tá assando” no espaço de arte Aldeia do Beto, e uma individual de pintura na Zilda Fraletti Galeria de Arte.

Sobre a obra
A obra em formato de livro 28 X 23 cm com 64 páginas é ricamente ilustrada com essa dupla de personagens Cuca e Racha. O projeto desenvolvido pela Cultural Office, e só foi possível por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – FCC e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Com os apoios do Banco do Brasil, Celepar e Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço: Lançamento do livro “Cuca e Racha – Subindo pelas paredes” de Sampaio
Local: Gibiteca de Curitiba - Solar do Barão
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 - Centro - Curitiba.
Data e horário: 22 de Dezembro, quinta-feira, às 19h
Entrada Franca.


Nenhum comentário: