segunda-feira, 28 de novembro de 2016

GENTE NEWS

Ex ministro lança livro sobre os trinta anos da Nova República


Nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, que ocupou a pasta da saúde entre os anos de 1987 e 1989, no governo de José Sarney, lançará oficialmente seu novo livro: “30 Anos da Nova República”. A obra retrata o período que vai do fim da ditadura militar e eleição do primeiro presidente civil (Tancredo Neves, eleito pelo Colégio Eleitoral), no ano de 1985, ao início do governo Michel Temer. O livro baseia-se em registros oficiais, relatos da mídia, entrevistas e observações pessoais do autor, que teve intensa participação política tendo sido deputado federal por três mandatos (inclusive deputado constituinte) e Ministro da Saúde, além de desenvolver ampla atuação partidária. Como ministro, Luiz Carlos Borges da Silveira foi responsável, por exemplo, pela criação do “Zé Gotinha”, da Rede de Hemocentros e das primeiras campanhas de combate ao fumo, entre elas a famosa frase “O Ministério da Saúde adverte: Fumar é prejudicial à saúde”. O lançamento oficial do livro “30 Anos da Nova República” será realizado a partir das 18h, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que fica na Praça Nossa Senhora do Salete (s/n), no bairro Centro Cívico, em Curitiba.




Prêmio Belmiro Castor de Educação
O esforço da comunidade escolar de 13 escolas públicas paranaenses em melhorar os seus índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi reconhecido no 1° Prêmio Professor Belmiro Castor de Educação. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu na última semana, na Universidade Positivo, em Curitiba, e contou com a participação de escolas de Foz do Iguaçu, Maringá, Bandeirantes, Toledo, Quedas do Iguaçu, Curitiba, Londrina e Arapoti.


O Prêmio foi criado pelo Centro de Educação João Paulo II (CEJPII), e contou com o apoio da Editora Positivo e Governo do Estado do Paraná, para reconhecer as melhores e maiores evoluções em termos pedagógicos em escolas públicas de Educação Básica em todo o estado. “É também uma forma de oferecer uma pequena contribuição na melhoria da formação das crianças paranaenses, mantendo viva a memória de Belmiro Castor - um grande incentivador da educação paranaense, falecido em 2014”, ressaltou o Diretor Geral da Editora Positivo, Emerson dos Santos. As escolas premiadas foram agraciadas com um baú de literatura ofertado pela Editora Positivo, contendo obras diversas de literatura infantil, dicionário Aurélio, além de livros específicos para a formação do corpo docente.
As escolas públicas vencedoras na categoria Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) tiveram índices superiores à nota média nacional do Ideb - que foi de 5,5 - e também das privadas, com média de 6,8. As escolas municipais Frederico Engel, de Foz do Iguaçu, e Ariovaldo Moreno, de Maringá, atingiram um Ideb de 8,5. Já a Escola Municipal Benedicto João Cordeiro, de Foz do Iguaçu, cujo Ideb de 2015 foi de 8,4, ficou na terceira colocação. Do 6º ao 9º ano os índices também superaram a média nacional. O Colégio Estadual Castro Alves, de Quedas do Iguaçu, conquistou um Ideb de 6,6, enquanto a Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, de Curitiba, e o Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Foz do Iguaçu, alcançaram a nota de 6,3. A média nacional das escolas foi de 4,5 e a dos centros de ensino privados foi de 6,1.
Foram reconhecidas ainda as instituições que apresentaram avanços consideráveis entre 2013 e 2015 no Ideb.  Receberam homenagens - do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - as escolas municipais Maria Inês Speer Faria, de Bandeirantes; Arsênio Heiss e Jardim Concórdia, de Toledo. Já os colégios estaduais Tsuru Oguido, de Londrina; Costa Neto, de Arapoti; além de dois colégios de Curitiba, Tiradentes e Silvestre Kandora, foram homenageados por seus resultados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.


Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Nenhum comentário: