quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Drauzio Varella

Drauzio Varella defende que o cidadão não pode terceirizar a responsabilidade por sua saúde
Médico propôs aos sistemas público e privado estimular bons hábitos e a promoção da saúde ao invés de apenas tratar a doença


O médico oncologista Drauzio Varella defendeu que o cidadão brasileiro não pode transferir a responsabilidade da sua saúde para o sistema público ou privado durante palestra na última semana para mais de mil médicos cooperados, em Curitiba. “É uma forma de infantilizar as pessoas, de tirar a obrigação de cuidar dos seus hábitos de vida. Da forma como está, a pessoa abusa por décadas e depois quer que o Estado ou as operadoras custeiem todo e qualquer tratamento que seja necessário”, ressaltou.


Varella esteve em Curitiba a convite da Unimed Curitiba e sua palestra, no Teatro Positivo, abriu as comemorações da cooperativa no Mês do Médico. Ele foi categórico ao afirmar que é necessária uma mudança de cultura para que o sistema de saúde, seja público ou privado, não entre em colapso. “Não se resolve o problema da saúde no Brasil somente com dinheiro. É preciso mudar a forma com que o cidadão se relaciona com seu corpo. Não adianta ele só procurar o médico quando está doente. O segredo está na prevenção! Enquanto não estimularmos a medicina preventiva, não viveremos melhor”, enfatizou Varella.

Segundo ele, dentre tantos fatores de risco, a obesidade e o sedentarismo são duas questões que impactam negativamente os indicadores de saúde. No passado o tabagismo representava um grande fator de risco para doenças, mas um trabalho conjunto, onde os médicos tiveram importante papel, mudou este panorama e o Brasil é um dos países com menor índice de tabagistas. Novamente a participação dos médicos é fundamental para a conscientização da sociedade e as operadoras de saúde deveriam acompanhar mais de perto os projetos de prevenção com seus beneficiários. “Hoje todos tem um celular, alguns até mais de um, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo do cuidado de doenças crônicas ou fatores de risco”, avaliou Varella.

O médico comentou, ainda, que, apesar de ser repetitiva a orientação do exercício físico e do cuidado da alimentação, as pessoas ainda se negam a segui-la. “Estamos vivendo mais, porém não melhor. Caminhamos para uma sociedade cada vez mais idosa e cabe a nós decidir como queremos viver nossa velhice”, concluiu o palestrante.

Sobre a Unimed Curitiba: Maior cooperativa de saúde do Paraná e uma das cinco maiores cooperativas do Sistema Unimed Brasil, a Unimed Curitiba foi fundada em 6 de agosto de 1971. Com 45 anos de mercado, reúne mais de 4.300 médicos cooperados e quase 600 mil clientes. “Cuidar da saúde faz a vida valer a pena” é a Missão da Unimed Curitiba, uma cooperativa Feita de Médicos.

Nenhum comentário: