quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Desafio Mundial de Resgate 2016.

Curitiba recebe a maior competição de resgate e salvamento do mundo

Pela primeira vez no Brasil, evento ressalta importância dos serviços de socorro na redução da mortalidade em acidentes de trânsito


            Acidentes já fazem parte do cotidiano de quem precisa enfrentar o tráfego das grandes cidades. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 45 mil pessoas perdem a vida em ruas, avenidas ou estradas a cada ano - o país figura em quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito. Neste cenário, profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar assumem um papel de destaque. "Quando acontece um acidente, a resposta e a atuação do serviço de médicos, bombeiros e socorristas são fundamentais para diminuir a mortalidade", explica o médico Edison Teixeira, presidente da Associação  Brasileira  de  Resgate  e  Salvamento, a ABRES. Para reforçar a importância destes profissionais na redução da mortalidade dos acidentes e conscientizar a população sobre as atitudes corretas no trânsito, a entidade promove o Desafio Mundial de Resgate 2016, em parceria com a World Rescue Organization (WRO).
            Pela primeira vez na América Latina, o evento acontece entre os dias 20 e 23 de outubro no Parque Barigui, em Curitiba (PR). Considerado o maior campeonato de resgate e salvamento em ambiente simulado do mundo, o Desafio reúne cerca de 500 profissionais de mais de 16 países que participam de workshops e desafios de atendimentos simulados, onde as equipes realizam provas de resgate e salvamento em atendimentos que se assemelham à situações reais. São três desafios de salvamento veicular e dois desafios de trauma, em um cenário de acidentes especialmente preparado para os times, que trabalham contra o relógio a fim de obter o melhor resultado: salvar a vítima de forma segura e no menor tempo possível. "50% das mortes que ocorrem nos acidentes acontecem nos primeiros segundos ou minutos, daí a importância da prevenção. Já 30% morrem nos primeiros minutos ou horas - nestes casos, a rapidez do resgate e do atendimento pré-hospitalar é que faz a diferença", revela Teixeira.
            O Desafio Mundial de Resgate acontece anualmente e, além de proporcionar o desenvolvimento e o intercâmbio de novas técnicas de salvamento e equipamentos, ainda promove ações de prevenção que visam alertar a população sobre a importância dos serviços de resgate na redução da mortalidade de acidentes. No total, são aproximadamente mil pessoas envolvidas diretamente no evento, mais de 120 automóveis destruídos e efeitos especiais de caracterização para as "vítimas".
Desafios
No Desafio de Salvamento Veicular (RTC), equipes formadas por seis membros, entre líder, médico, técnicos e apoiadores, enfrentam o desafio de trabalhar integrados em três cenários distintos:
• Salvamento Veicular Rápido: um cenário mais simples, onde o desafio é liberar controladamente a vítima dentro do tempo estipulado de 10 minutos. 
• Salvamento Veicular Standard: cenário que apresenta um desafio maior, já que as equipes têm 20 minutos para liberar controladamente a vítima.
• Salvamento Veicular Complexo: envolve um cenário com vários veículos e vítimas graves. Cada equipe tem 30 minutos para liberar controladamente duas vítimas, sendo uma gravemente ferida e outra com aprisionamento físico (simulado).
Já no Desafio de Trauma, as equipes de emergência, constituídas por dois profissionais, são testadas no atendimento pré-hospitalar demonstrando o seu conhecimento e compreensão no atendimento de vítimas de trauma em dois cenários especialmente preparados para o desafio. Em cada desafios, um conjunto de juízes internacionais, com experiência na área, avalia a atuação das equipes de acordo com os critérios estabelecidos pela WRO. As equipes que que conseguirem mais pontos serão as melhores classificadas.
Prevenção
Além dos desafios, palestras e workshops, a programação contempla também um dia - sábado, 22 de outubro - dedicado à prevenção, com diversas ações voltadas ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
Sobre o Desafio Mundial de Resgate 2016 - Organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e apoio do Ministério da Saúde, o Desafio seguirá as diretrizes da Organização Mundial de Resgate (WRO) e contará com a participação de equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, serviços privados de atendimento pré-hospitalar (APH), concessionárias de rodovias, entre outros, formadas por profissionais que atuam na área. Durante o evento, cada equipe participará de um atendimento simulado classificatório e os atendimentos preservarão ao máximo a realidade de um acidente. As avaliações seguirão os critérios definidos pela WRO, em fichas que seguem os parâmetros objetivos dentro das diretrizes da organização. O evento conta com o apoio também da BRVida – Atendimento Pré-Hospitalar, do Instituto Renault, Michelin, Volvo, SOS Sul, Arteris, Holmatro, Viapar, Corpo de Bombeiros do Paraná, Eurolaf, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Volkswagen, Sanepar, Copel Telecom, Observatório Nacional de Segurança Viária, Iptran entre outros. 

Sobre a ABRES - Criada em 2014, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), entidade sem fins lucrativos, surgiu com o objetivo de aperfeiçoar o padrão nacional em técnicas de resgate. A instituição reúne profissionais que atuam ou têm interesse nas atividades de resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar, para discutir, treinar e estabelecer as melhores práticas para a redução da mortalidade e morbidade dos acidentes no Brasil. Treinamentos qualificados e intercâmbio com outros países também são questões importantes para a instituição, que é a representante brasileira na Organização Mundial de Resgate (WRO - World Rescue Organization). Apesar do Brasil já contar com equipes muito bem qualificadas, tendo participado de edições anteriores do WRC, um dos principais objetivos da ABRES é fazer com que as equipes de nível internacional que vêm ao WRC 2016 possam demonstrar suas habilidades em cenários enfrentados diariamente pelas organizações de resgate e salvamento no Brasil, elevando ainda mais a qualidade e eficiência dos serviços prestados no país.

Sobre a WRO - Fundada em 1999, a Organização Mundial de Resgate – WRO é um organismo que incorpora as organizações nacionais de resgate com o ponto de vista da valorização e manutenção de procedimentos de emergência e técnicas para lidar com acidentes de trânsito. A WRO tem por objetivos salvar vidas e reduzir lesões decorrentes dos acidentes, objetivo a ser alcançado de três maneiras: oferecendo treinamento, recursos e sistemas para serviços de resgate de países em desenvolvimento por meio do Programa de Nações em Desenvolvimento; compartilhando conhecimentos técnico e teórico para estabelecer as melhores práticas globais através do Desafio Mundial de Resgate; fornecendo condições para o aprimoramento individual das habilidades de resgate e salvamento de indivíduos de países membros e de países em desenvolvimento, por meio do Programa de Bolsas de Resgate.

Serviço:
Desafio Mundial de Resgate 2016
Data: de 20 a 23 de outubro de 2016
Local: Salão de Atos - Parque Barigui, Alameda Ecológica Burle Marx, s/n - Curitiba (PR)

Programação:
Dias 20, 21 e 22 de outubro - das 7h às 18h
Desafios de Salvamento (RTC)
Desafios de Trauma

Dias 20 e 21 de outubro - das 9h às 18h
Palestras e Wokshops

Dia 22 de outubro - das 9h às 18h
Dia da Prevenção – Ações de Segurança no Trânsito
Palestra sobre segurança no trânsito - às 10h e às 14h30

Dia 23 de outubro - das 7h às 15h
Desafios de Salvamento (RTC)
Desafios de Trauma

Nenhum comentário: