quarta-feira, 15 de junho de 2016

Wagner Tiso\ Hermeto Pascoal

Orquestra Sinfônica do Paraná
comemora 80 anos de Hermeto Pascoal
 
Concerto acontece no domingo, dia 19, às 10h30, no Guairão. A regência será do maestro mineiro, Wagner Tiso. A apresentação terá a participação do acordeonista, João Pedro Teixeira

 
A Orquestra Sinfônica do Paraná fará uma apresentação especial neste domingo, dia 19, às 10h30, no Guairão. Com regência do maestro mineiro Wagner Tiso, o concerto será em homenagem aos 80 anos do instrumentista Hermeto Pascoal. A apresentação terá a participação do acordeonista, João Pedro Teixeira.
 
Hermeto Pascoal é um multiestrumentista e, desde criança se interessou pela música. Os sons da natureza sempre o fascinaram e desde pequeno tira sons de qualquer objeto. De um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e tocava para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do avô ferreiro, ele pendurava num varal e tirava sons. Aos sete anos experimentou o oito baixos do pai e não parou mais.  
 
Atualmente, Hermeto Pascoal se apresenta com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. O alagoano também é muito reconhecido internacionalmente. Participou de vários festivais de música instrumental nos Estados Unidos e na Europa.
 
O concerto que comemora os 80 anos de Hermeto Pascoal inclui 10 composições. Inicia com um solo de acordeon de João Pedro Teixeira e segue com Chemhemhem (acordeon Octeto); Minuetando (Acordeon Octeto); Fuzuê (Acordeon Octeto); Aline as Margens do Rio Guaíba (Sinfônica); Ilza no Maracatu (Sinfônica); Da Roça pra Metrópole (Sinfônica); Saculejando (Sinfônica); Chememem (Sinfônica); Sinfônica e Quadrinhos (Sinfônica) e Hermeto (Piano Solo).
 
Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná - 80 anos de Hermeto Pascoal
Dia 19 de junho, às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão
Maestro convidado: Wagner Tiso
Solista (acordeon): João Pedro Teixeira
Classificação: maiores de 7 anos
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)
 
 
Fotos créditos
Foto Wagner Tiso
Divulgação
 
João Pedro e Hermeto
Crédito emcartaz

Nenhum comentário: