quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sex Libris

Sex Libris chega a 5.a edição no espaço Ave Lola


Sarau literário erótico será realizado no dia 8 de julho e terá como convidados Ricardo Corona, Assionara Souza, Michelle Pucci e Ricardo Nolasco sob mediação de Manoela LeãoA quinta edição do Sex Libris – Sarau Erótico será um jardim de delícias. Realizado literalmente em um jardim externo – no espaço Ave Lola, no São Francisco – as conversas e textos eróticos serão mediados pela idealizadora do evento, a designer e produtora cultural Manoela Leão. São convidados desta edição o poeta e escritor Ricardo Corona, a escritora Assionara Souza, a cantora e atriz Michelle Pucci e o performer Ricardo Nolasco. Também haverá exposição e venda de desenhos do artista gráfico Foca Cruz e cardápio especial de comidinhas e bebidas para despertar os sentidos da noite. A programação começa às 21 horas.


Criado há um ano, o Sex Libris é a junção de literatura, erotismo, performance, música e festa. Um sarau erótico no qual a estética é o apelo principal. O evento reúne escritores, performers e personalidades que trazem textos próprios ou interpretações da literatura erótica para dividir com a plateia. Já passagem pelos sofás do Sex Libris nomes como Reinaldo Moraes, Marcelino Freire, Luiz Leprevost, Otávio Linhares, Leo Fressato, Paulo Venturelli, Estrela Leminski, Yara Rennó e Leonarda Glück entre outros.

Convidados da 5.a edição

Ricardo Nolasco é artista de cabaré, ator, poeta, escritor, performer, diretor teatral, professor de artes cênicas e performáticas e flâneur. Graduado em Artes Cênicas no ano de 2016 pela UNESPAR/FAP. É co-fundador do Grupo de investigação Cênica Heliogábalus, da Selvática Ações Artísticas e do núcleo O Estábulo de Luxo. Junto a outros artistas organiza a programação cultural da Casa Selvática. Pesquisa poetas e artistas da contra cultura como Roberto Piva, Antonin Artaud, Pasolini e Gloria Anzaldúa.

Ricardo Corona é poeta, escritor, editor, performer. Mestre em Estudos Literários (UFPR, 2010), trafega pela poesia contemporânea brasileira e hispano-americana, estudos de relação entre as áreas artísticas (performance, poesia sonora, artes visuais), tradução, linguagem e cultura. É autor dos livros e publições de artista Mandrágora (Brasil/Paraguai: Editora YiYi Jambo, 2016), Poemúltiplo (Curitiba, Medusa, 2014) Cuerpo sutil (México, Calygrama, 2014), ¿Ahn? (Madri, Poetas de Cabra, 2012 – indicado pelo Colectivo Addison de Witt a concorrer o prêmio Ausiás March de Mejor Poemario 2012), Ahn? (Jaraguá do Sul, Editora da Casa, 2012), Curare (SP, Iluminuras, 2011 - Prêmio Petrobras e finalista do Jabuti/2012), Amphibia (Portugal, Cosmorama, 2009), Corpo sutil (SP, Iluminuras, 2005), Tortografia, com Eliana Borges (SP, Iluminuras, 2003) e Cinemaginário (SP, Iluminuras, 1999). Na área de poesia sonora, gravou o CD Ladrão de fogo (Curitiba, Medusa, 2001) e o livro-disco Sonorizador (SP, Iluminuras, 2007).

A atriz e cantora Michelle Pucci é Bacharel em Literatura pela Universidade Federal do Paraná e aficcionada pela obra do autor Manoel Carlos Karam. É integrante fundadora da Cia de Teatro do Urubu, que tem como missão “pintar a singeleza das almas arremessadas pela arte, com a honestidade do sarcasmo e o sobrevoo de um Urubu”. Seu mais recente trabalho é o filme Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba, que tem causado frisson pelas salas de cinema do mundo afora. Em 2014 nos deixou sem fôlego com o lançamento do seu álbum “Respiro”.

Assionara Souza é uma escritora brasileira, nascida em Caicó/RN e radicada em Curitiba. Formada em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, é pesquisadora da obra de Osman Lins (1924-1978). Publicou os volumes de contos Cecília não é um cachimbo (2005), Amanhã. Com sorvete!(2010), Os hábitos e os monges (2011) e Na rua: a caminho do circo (2014). Sua obra tem sido publicada no México pela editora Calygramma. Assionara participa do coletivo "Escritoras Suicidas", editado por Silvana Guimarães (BH). E tem estreia marcada na dramaturgia com a assinatura da peça Das Mulheres de Antes, com a Inominável Companhia de Teatro.

A mediadora

Manoela Leão nasceu no Recife e mora em Curitiba há 10 anos. É formada em  Artes Visuais e trabalhou com direção de arte e editorial até conhecer a sua verdadeira vocação: os eventos culturais. Em 2012 idealizou e passou a produzir anualmente em Curitiba o Litercultura, festival literário que já colocou o público em contato com dezenas de autores nacionais e estrangeiros. A experiência rendeu convites para curadoria de outros eventos como Emil, Festival Paulicéia Literária e ações do Sesi Cultural. Também na terra que adotou como sua casa lançou em 2015 o Sex Libris – Sarau Erótico, um encontro periódico com escritores, poetas e performers em torno da produção literária erótica.


Serviço:
5.o Sex Libris – Sarau Literário
Dia 8 de julho – sexta-feira
Ave Lola Espaço de Criação – Rua Portugal, 339, São Francisco
Entrada R$ 15

Nenhum comentário: