sexta-feira, 10 de junho de 2016

Saúde a Toda Prova


Debatendo a saúde


No inicio da semana de Junho, a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) promoveu, em Curitiba, um encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, com o objetivo de abordar os desafios da saúde no Brasil.

Na foto,  Márcia Fernanda Barreto Sampaio, diretora de Marketing e Clientes do Sistema de Saúde Mãe de Deus, de Porto Alegre; o ministro da Saúde, Ricardo Barros; e Neidamar Fugaça, superintendente do
​ Hospital VITA.​Crédito: GW Fotografia


 

 
 
 

                                                   + Saúde a Toda Prova






CURITIBA, PR– Entre os dias 13 e 16 de junho o Hospital Santa Cruz, em Curitiba, promoverá a Semana de Conscientização sobre Tromboembolismo Venoso (TEV), direcionada para profissionais de saúde. O objetivo é conscientizar enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e profissionais da saúde a importância da avaliação dos pacientes hospitalizados e a prevenção adequada no combate à trombose venosa.

 
A iniciativa é do Hospital Santa Cruz, integrante do programa TEV Safety Zone e do Laboratório Sanofi, e já foi desenvolvida em mais de 80 hospitais brasileiros desde 2007. O programa busca a melhoria dos índices de tromboembolismo venoso no ambiente hospitalar. Na Semana de Conscientização sobre o TEV serão ministradas palestras pela equipe multidisciplinar do Hospital Santa Cruz.
 
 
“A possibilidade do encontro de profissionais atuantes em diferentes áreas proporcionará uma rica discussão sobre a prevenção de trombose venosa profunda (TVP), esclarecerá dúvidas especificas e engrandecerá o conhecimento em um problema tão grave e ainda culturalmente subestimado no contexto do paciente internado.”, menciona o cardiologista do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, Valdir Lippi Jr. “A TVP pode ser de extrema gravidade na fase aguda, causando embolias pulmonares muitas vezes fatais. A maior causa deste problema no paciente internado é a redução provisória ou definitiva da mobilidade em ao menos uma das pernas. Com este fato em mente, podemos reduzir drasticamente a incidência identificando facilmente os riscos através de cálculos específicos de probabilidade e tratá-los com uma gama de ações que vão desde simples medidas para aumentar a mobilidade até a necessidade do uso de medicações de efeito contínuo”, menciona.
 
O que é
 
O tromboembolismo venoso (TEV) é um distúrbio que afeta cerca de 1,5 milhão de pessoas. Se não identificada a tempo, a trombose pode colocar o paciente em risco de vida. Estima-se que a taxa de mortalidade do problema é de aproximadamente 30%. A não prevenção acaba sendo o principal motivo pelo desenvolvimento da doença.
 
Causas
 
Na maioria dos casos, a origem da doença está relacionada com a imobilização do paciente. As causas podem ser relacionadas com a internação, cirurgias mais complexas ou outras razões onde o paciente deve ficar imóvel. A ausência de movimentação torna a circulação sanguínea mais difícil e as chances do aparecimento da trombose venosa se multiplicam.
 
Pacientes sob risco
 
Entre os pacientes com maior risco estão pessoas com câncer, grandes varizes, gravidez, histórico da doença, idade avançada, imobilidade prolongada, obesidade, tabagismo, traumatismos e uso de anticoncepcional hormonal. O perigo iminente da trombose é a embolia pulmonar.
 
Alerta
 
As pernas são as mais atingidas pela trombose, representando quase 90% dos casos da doença. Entre os sintomas mais comuns estão dor intensa nos membros inferiores, inchaço nas pernas, rigidez da musculatura e vermelhidão no local

Nenhum comentário: