segunda-feira, 2 de maio de 2016

Desalinho

A peça Desalinho, do Rio de Janeiro, desembarca em Londrina (Teatro Sesi/ AML) e Curitiba (Teatro Barracão em Cena) para apresentações a preços populares. Além do espetáculo, as duas cidades recebem uma oficina gratuita sobre o processo de criação da montagem.
          


  Desalinho narra a história de amor possível e impossível entre dois irmãos.
            Prêmio APTR 2014 na categoria Melhor Autor para Marcia Zanelatto, a peça tem direção de Isaac Bernat e é inspirada na vida e obra da poetisa portuguesa Florbela Espanca.

            Desalinho teve sua estreia no Espaço SESC Rio e foi muito bem recebida pelo público e pela crítica especializada. Além do prêmio APTR, recebeu duas indicações ao Prêmio CESGRANRIO: Melhor Texto Inédito e Melhor Atriz (Carolina Ferman).
            O espetáculo se passa em vários planos, concentrando a narrativa principal num hospital psiquiátrico, onde se encontra Mariana (Carolina Ferman). Ela envolve a Enfermeira (KelzyEcard), diante de quem delira, fazendo comparecer fragmentos do passado vivido e imaginado e o amor por seu Irmão (Gabriel Vaz). A coragem da moça para o amor como valor supremo, atravessa a Enfermeira de tal modo que lhe refaz o sentido da vida.
            Autora de peças polêmicas, como “Filha, Mãe, Avó e Puta”, dirigida por Guilherme Leme Garcia e “Assassinas por amor”, dirigida por Renato Carrera, Marcia afirma: “Gosto de examinar o ser humano para além das normas de comportamento, do pacto social. A peça fala de lugares indomáveis numa pessoa, algo que nem a cultura, nem a civilização podem conter. Diante do sentimento dos Irmãos, vemos o incesto como uma história de amor tão possível quanto impossível, como uma verdade, muito além dos julgamentos morais”.

            O diretor Isaac Bernat repete a parceria de sucesso com a autora, com quem já fez "Deixa Clarear" e "Por amor ao mundo - um encontro com Hannah Arendt". “Desalinho me traz a oportunidade de navegar por várias linguagens. O universo poético é o fio condutor pra se contar a história de um amor que ultrapassa fronteiras. Desalinho nos faz visitar ao mesmo tempo o lírico, o épico e o dramático. Algo raro e precioso para o teatro contemporâneo.”






DESALINHO:
LONDRINA -


Centro Cultural Sesi/AML
Apresentações: 04/05 - quarta-feira e  05/05 - quinta-feira às 20h
Rua Maestro Egídio do Amaral, 130 - Centro  -Londrina - Tel: 43-3322-3231
Ingressos: 20,00 (inteira) 10,00 (meia)


CURITIBA  -

Teatro Barracão Encena
Apresentações: 07/05, sábado às 20h  e 08/05 domingo  às 18h e às 20h
Rua Treze de Maio, 160 - Centro- Curitiba - Tel: 41-3223-5517
Ingressos: 20,00 (inteira) 10,00 (meia)

Haverá sessões em audiodescrição e LIBRAS.


OFICINA ESCREVER A CENA
com Marcia Zanelatto

 Programa
4 conceitos estarão em debate: CONTRASTE; SÍNTESE; REVELAÇÃO e IMPACTO, nos diversos aspectos da dramaturgia: NARRATIVA; LINGUAGEM; AÇÃO DRAMÁTICA; VOZ/ PERSONAGEM; DIÁLOGO.
Público alvo
Artistas de teatro iniciantes ou amadores; escritores de todas as áreas e espectadores interessados. Não são necessários pré-requisitos.
Vagas: 30
Valores: Gratuita, mediante inscrição prévia.


Datas e locais:

Em Londrina, dia 04-05, das 9:30 às 12:30h 
Centro Cultural SESI/AML
Praça Primeiro de Maio, 130 - Londrina
Telefone: 43-33223231

Nenhum comentário: