quarta-feira, 18 de maio de 2016

14ª Semana Nacional dos Museus

Museu Paranaense recebe a exposição “Sonhando com o Paraná”
 
Mostra faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus
 
Nesta terça feira ultima  (17/05),  inaugurou no Auditório Loureiro Fernandes, do Museu Paranaense, a exposição “Sonhando com o Paraná”. Com curadoria de Carlos Zemek, a mostra coletiva faz parte da 14ª Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e reuni pintura, poesia e arte digital. A entrada é gratuita. 
 
Essa exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses.  No total, são 18 telas de 13 artistas, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.
 
Em outra parte da mostra, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.
 
São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.
 
14ª Semana Nacional de Museus
De 16 a 22 de maio acontece a Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição participam 1.236 museus e instituições culturais brasileiras com o tema “Museus e paisagens culturais”.
 
erviço
Exposição “Sonhando com o Paraná” no Museu Paranaense | Auditório Loureiro Fernandes
 
Período expositivo: até 17 de julho de 2016
Entrada franca
 
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba-PR
Mais informações: (41) 3304-3300
www.museuparanaense.pr.gov.br

Nenhum comentário: