quarta-feira, 13 de abril de 2016

Teatro do Paiol

O canto de Babi Farah no Teatro do Paiol

A cantora Babi Farah apresenta o seu novo CD, "Quem eu sou não tem retrato", com dois shows nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), às 20h, no Teatro do Paiol. O espetáculo dá algumas pistas sobre os temas que rodeiam as 11 canções desta primeira incursão solo da cantora e compositora: as dores e delícias do processo de conhecimento de si mesmo, do outro e do mundo ao redor, mas também o amor, a brincadeira, a natureza, os movimentos da vida.
Com produção e mixagem de Fred Teixeira, que divide com Du Gomide a direção musical, o disco gravado em outubro de 2015 na chácara Asa Branca durante uma residência artística de seis dias, conta com a colaboração de um time de feras: Luís Piazzetta nas cordas e programação, Denis Mariano na bateria, Cassiano Zambonin no baixo, Fernando Lobo na percussão e Du Gomide nos violões e guitarras.

Deste processo de criação compartilhado em meio à natureza nasceram os arranjos e sonoridades que misturam uma série de referências trazidas da bagagem musical de Babi: do blues ao folk, do afrobeat a canções intimistas. “Foi uma semana de um trabalho forte, intenso, em que a música foi brotando naturalmente ao lado destes músicos imensamente talentosos”, conta Babi.
A natureza, aliás, pode ser sentida em "Canto das Águas" e "Fire’s Lullaby", compostas por Babi para o contexto das cerimônias nativas das quais participa. “É onde meu canto vem intenso e natural. Pego meu tambor e a música vem, tem vida própria pra transmitir sua mensagem”, conta.
As buscas espirituais da cantora também inspiraram a letra da música que dá nome ao CD, "Quem eu sou não tem retrato" (2010), composta em parceria com o guitarrista Rogério Sabatella, com quem realizou um show com o mesmo nome do álbum, apresentado em espaços culturais de Curitiba em 2011 e 2012. “Quem eu sou, quem você é, quem todos nós somos, não pode ser condensado em um retrato, não pode ser expresso em palavras, não pode ser definido por um nome”, diz Babi. Fecha o disco com chave de ouro uma releitura para Trovão, de Estrela Leminski, Téo Ruiz e Paulo Leminski.
O CD, que conta com projeto gráfico de Adriana Alegria, estará à venda com preço promocional nos dias das apresentações. O disco foi gravado com o incentivo do Banco do Brasil através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Trajetória – Babi Farah integrou o Grupo Fato entre 1998 e 2001, participando da gravação dos CDs Oquelatá Vivo (2002) e Oquelatá Quelateje (1999). Neste último, gravou pela primeira vez uma de suas composições, Cachimba, em parceria com o guitarrista Gilson Fukushima. O disco lhe rendeu a indicação ao Prêmio Saul Trumpet de melhor cantora de MPB de 2001. Além do trabalho de composição desenvolvido em parceria com Rogério Sabatella, desde 2007 compõe canções que são apresentadas e difundidas em círculos espirituais de cura.
Mas a música está presente na vida de Babi desde a infância. “Lembro de rodas de samba em casa, com meu tio ao violão. Meu pai foi coralista do Colégio Estadual do Paraná, minha mãe sempre cantou para nós”, lembra a cantora, cujo primeiro emprego, aos 17 anos, foi como locutora da lendária rádio Estação Primeira, de onde saiu em 1993. Em 1991, Babi começou a cantar no Coral Champagnat, da PUC-PR, e de lá foi um pulo para estar no Conservatório de MPB, onde iniciou sua carreira solo.
Serviço:
Babi Farah – lançamento do disco “Quem eu sou não tem retrato”
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº
Datas e horário: 14 e 15 de abril de 2016 ( quinta e sexta-feira), às 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
Repertório:
Hiato de amor (Babi Farah/ Rogério Sabatella)
Quem eu sou não tem retrato (Babi Farah/ Rogério Sabatella)
Deságua (Babi Farah/ Rogério Sabatella)
Fire’s Lullaby (Babi Farah)
I’ve been down this road before (Babi Farah)
Trovão (Estrela Leminski/ Téo Ruiz/ Paulo Leminski)
O tempo (Babi Farah)
Canto das Águas (Babi Farah)
Caleidoscópio (Babi Farah/ Rogério Sabatella)
Mil estrelas (Babi Farah/ Rogério Sabatella)
Nas beiradas (Babi Farah)

Mais informações:
www.facebook.com/babifarahmusic
www.tambormultiartes.com

Nenhum comentário: