terça-feira, 26 de abril de 2016

Coluna News da Hora \ Por Waldo Rafael

Protagonismo da madeira no décor

Com sofisticação e atemporalidade, a madeira prova que ainda marca presença em qualquer ambiente.

Clássica e elegante, a madeira se mantém constantemente na categoria de coringa da decoração. Além de sinônimo de aconchego, o elemento é reconhecido pela versatilidade, podendo ser utilizado em forros, pisos, janelas, revestimentos e móveis – isto em diversos ambientes, tanto internos quanto externos.  
As arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin comentam que a escolha por esse material é evidenciada por sua neutralidade, uma vez que se adequa facilmente na composição do décor, por meio de texturas, cores e resistência. “A madeira é um revestimento que nunca sai de moda e se bem usada, cai bem em todos os tipos de decoração e ambientes”, ressaltam.
De acordo com as profissionais, a madeira possui uma série de benefícios para os espaços, que vão desde o isolamento térmico e acústico, até a elaboração de atmosfera confortável e aconchegante. Devido a sua qualidade e durabilidade, o material também é uma boa pedida para construções. “O que utilizamos muito, até por questões de consciência ecológica, é o melamínico, um material ultra-resistente e que se assemelha 99% à lâmina natural de madeira”, comentam as profissionais.
Outros destaques do uso da madeira é o aspecto rústico e a pegada campestre que podem propiciar ao projeto de interiores - por meio de móveis, objetos de decoração, decks, balcões e mesas, entre outros. A matéria-prima ainda marca presença nas tendências de decoração, como o revestimento de parede em madeira, que traz naturalidade e harmonização aos ambientes. A variedade de estilos, cores e texturas é o que acentua a elegância e presença aos revestimentos. “Quando utilizada no revestimento da parede, a madeira traz sofisticação e personalidade ao ambiente. Ela pode dar um toque diferente quando utilizada, por exemplo, em murais ou painéis decorativos”, explicam as arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin.
Para garantir a sustentabilidade nas aplicações do elemento, o mercado de revestimentos de piso e parede traz a novidade de produtos que imitam madeira de modo idêntico em relação a aparência e texturas. Entre os materiais inovadores, estão cerâmicas, pisos vinílicos e cimentícios que possibilitam o uso inteligente da madeira. Além disso, os profissionais de construção e decoração também possuem a alternativa de utilizar madeira de reflorestamento certificada em seus projetos.
Apesar dos benefícios e da flexibilidade que traz à ornamentação do décor, a madeira exige cuidados e manutenções frequentes. As arquitetas Bianca Decker e Nanda Bagatin atentam para as áreas externas, onde o intemperismo deteriora a madeira lentamente e afeta sua coloração. Quanto aos ambientes internos, recomendam a proteção da madeira, evitando contato com a umidade e iluminação direta do sol. “Dependendo do tipo da madeira, passar apenas lustra-móveis e prestar atenção aos cuidados podem bastar como solução eficiente”, finalizam as arquitetas.
Décor

       
















_________________________________________________________________


+ News da Hora====
Elegância Internacional


Em sua 9ª participação na Casa Cor Paraná, o arquiteto Marcelo Lopes traz este ano o luxuoso e funcional espaço Open Bar Miami para mostra. Inspirado nas singularidades da decoração internacional, o ambiente apresenta a tendência de tons de amadeirados, aliado ao preto, na configuração de um verdadeiro pub contemporâneo. O arquiteto aposta no requinte para compor o espaço, utilizando móveis da Green House e os lustres de cristal, da linha ouro, fornecidos pela Casa da Polônia. Encontrado em hotéis de luxo e castelos, os lustres prometem garantir luminosidade e brilho refinado por meio de sua translucidez. Além da colaboração das artistas plásticas Malu Rogers e Juliane Fuganti, outro destaque fica por conta do projeto de automação aplicado ao espaço que também atenderá como bar no evento, conforme conta o arquiteto.


________________________________________
Conversa com conteúdo

Os empresários Daniel Mocellin, Eric Gozlan e Fernanda Mello são os convidados da Base Lojas Associadas para a quarta edição do Base inBox - talk show que reúne personalidades de áreas criativas para falar com profissionais de decoração. O evento acontece na Livraria da Vila do Pátio Batel, no dia 26 e abril, às 19h. Nesta edição, os convidados vão conversar sobre trajetórias, influências e inspirações. 
_______________________________

_________

                                              
                                        INSIDE

A Impermix recebeu arquitetos e designers em mais uma edição do “InSide Impermix”. Os convidados puderam conhecer mais sobre o piso vinílico, sua instalação, vantagens e manutenção.
Na foto

        Gerente da Impermix, Renan Prates e Jeferson Vicentini, da Ruffino Acabamentos
 Luciane Benevides e Thiago Helm, da Impermix, e a decoradora Rosi Guelmann
           
             A arquiteta Olga Bergamini
                       
            Créd. Foto: Gerson Lima

Nenhum comentário: