sábado, 12 de março de 2016

"desenhos e objetos" Coluna Contemporaneidade

Ybakatu traz a Curitiba o artista Daniel Murgel, com seus "desenhos e objetos"


A galeria Ybakatu, de Curitiba, recebe a partir do dia 17 de março a mostra "Desenhos e Objetos". Trata-se de uma exposição individual do artista carioca Daniel Murgel, inspirada nos "diálogos" entre cada objeto e sua versão em desenho, seguindo a lógica do projeto que antecede a construção. De um lado, o expectador se depara com os desenhos, que não carregam o rigor técnico dos projetos de arquitetura e, sim, a liberdade das anotações de caderninho. Do outro, estão os próprios objetos, que por sua vez não seguem à risca o que está representado nos desenhos. As duas partes travam "diálogos" que parecem discutir a distância entre a imaginação e a realização. Outra parte da exposição é composta por desenhos referentes a demais experiências do artista, desde instalações de grandes formatos realizadas em mostras anteriores ou simples exercícios poéticos de atelier. "Desenhos e Objetos" será inaugurada com um coquetel, no próprio dia 17 de março, a partir das 18h, na Ybakatu (Rua Francisco Rocha, 62, loja 6, Batel). A exposição segue até 29 de abril. 


Sobre o artista

Daniel Murgel nasceu em Niterói, em 1981, e atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro. É bacharel em Artes Plásticas, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem mais de 40 mostras (individuais e coletivas) no currículo, além da participação em salões e premiações. Obras de Murgel fazem parte dos acervos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), do Banco do Nordeste do Brasil (CE), do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ) e do Museu da Cidade (SP). Em 2011, foi indicado ao Prêmio Pipa e teve seu perfil divulgado em vídeo.

Sobre a Ybakatu

A Galeria Ybakatu Espaço de Arte atua há 16 anos no cenário de artes visuais. Realiza mostras individuais e coletivas, participa de feiras de arte e representa artistas brasileiros e internacionais. É associada a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea). Entre os artistas da galeria estão Alex Flemming, Brandon LaBelle, C.L. Salvaro, Cláudio Alvarez, Cristina Ataide, Debora Santiago, Fernanda Magalhães, Fernando Augusto, Fernando Cardoso, Fernando Ribeiro, Francisco Olivares Díaz, Glauco Menta, Hugo Mendes, Isaque Pinheiro, João Loureiro, Leila Pugnaloni, Ligia Borba, Marcelo Scalzo, Marcus André, Marta Neves, Ricardo E. Machado, Rogério Ghomes , Sebastiaan Bremer, Sonia Navarro, Tatiana Stropp, Yiftah Peled e Washington Silvera.

SERVIÇO
Ybakatu – Espaço de Arte
Rua Francisco Rocha, 62 Lj. 06 Batel - Curitiba/PR
Tel: +55 41 32644752 | Skype: Ybakatu
Visitação de segunda a sexta, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Entrada franca.
Período de exposição: 18 de março a 29 de abril de 2016.
Coquetel de abertura: 17 de março, às 18h.

Nenhum comentário: