quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Opinião no foco \ Sobre Carnaval

Sobre o carnaval 2016
Por Jul Leardini



Pelo sétimo ano faço parte da Comissão Julgadora do Carnaval em Curitiba.
É tempo suficiente para se perceber muitas coisas, como o empenho, o esforço, a luta árdua das escolas de samba de Curitiba e Região Metropolitana para melhorarem seu desempenho a cada ano, tudo isto alavancado pelo amor ao samba e pela tradição do carnaval.
Apesar da verba muito reduzida – este ano as escolas do grupo especial receberam R$ 60.000,00 – as apresentações surpreendem pela inventividade, originalidade, criatividade e qualidade.

Este ano, novamente, a Mocidade Azul surpreendeu pela quantidade de integrantes, pela quantidade de alas, pela qualidade do samba enredo, pelas fantasias, pela bateria e pela alegria contagiante que tomou conta da passarela da Marechal Deodoro.

Eu me ative ao “conjunto” – chamado de harmonia na escola – porque é minha atribuição de jurado. Temos 18 jurados, cada dupla julgando um quesito. Eu, por ser diretor de teatro, de ópera e de cinema, sou chamado para esta função. E é sempre um prazer analisar o desempenho das escolas, sinto-me como se estivesse fazendo um ensaio geral de uma grande ópera, visando corrigir os pequenos erros, dando os retoques finais, antes da estreia. É um estimulante exercício cênico.

No grupo especial, tivemos este ano 05 escolas: Internautas, Leões da Mocidade, Mocidade Azul, Acadêmicos da Realeza e Embaixadores da Alegria. Os maiores problemas este ano, ao meu ver,  foram o samba enredo, a fantasia,  a harmonia e o conjunto. E geral, todas as escolas alegram muito o público, pela animação e pela grande festa do samba, mas algumas sobressaem, por algum detalhe especial. Vai acabar ganhando quem sobressai em mais detalhes, surpreendendo mais os jurados. A escola que mais surpreendeu este ano foi a Mocidade Azul, novamente,  especialmente pela unidade geral de todos os componentes e pela grande alegria e engajamento de seus componentes.
A escola Internautas – que até o ano passado estava no grupo B – este ano passou para o grupo especial e surpreendeu pela melhoria de qualidade em relação aos anos anteriores, mas não conseguiu segurar a peteca e manter-se no grupo especial, voltando ao grupo B, que este ano passou a ser chamado de Grupo de Acesso. A ganhadora do Grupo de Acesso (B) este ano foi a escola Imperatriz da Liberdade que ano que vem desfila no Grupo Especial.

O que eu diria para concluir estes breves comentários é que é muito gratificante ver nosso carnaval acontecendo, com vontade e trabalho, mas espero que haja mais dedicação no sentido de melhorar o nível das composições de samba enredo e que haja mais incentivo e verbas, não só para o investimento em qualidade de nossas escolas, mas também, e principalmente, que as pessoas possam continuar fazendo o que gostam com amor e com um pouco de retorno financeiro, que não seria nada demais, porque, afinal de contas, a alegria e o prazer que eles proporcionam aos cidadãos da cidade e também as amantes do carnaval  são bastante grandes.

Jul Leardini
Jurado do Carnaval 2016

É diretor de teatro, cinema e ópera e também compositor e escritor.

Nenhum comentário: