segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ARMAZÉM COLÔNIA \ Expoisção

ARTE


FIGURATIVO PLURAL DE RODNEY RAUTH NO ARMAZÉM COLÔNIA.

O ano começou com boa programação cultural e para dar continuidade às atividades culturais do Armazém Colônia na  ultima semana de janeiro o artista Rodney Rauth inaugurou  exposição de arte.

A exposição individual FIGURATIVO PLURAL se realizou na terça-feira, dia 26 de Janeiro, momento em que o empresário Mauro Sfair e sua esposa do Armazém Colônia restaurante receberam convidados  para abertura da exposição, no endereço da Av. Vicente Machado, 1168, no Batel.


Nesta exposição individual o artista visual apresenta aproximadamente 20 obras, de diversos formatos nas técnicas de pastel seco sobre papel e acrílica sobre tela, tendo como tema o figurativo feminino. A exposição conta com as obras inéditas e com a participação especial da escritora Andressa Barichello.

A exposição individual FEMININO PLURAL é uma iniciativa organizada por Márcia Aracheski com a divulgação da jornalista cultural Alice Varajão, o público poderá visitar de segunda a sábado das 11h15 às 14h30 e depois no horário do happy-hour das 17h30 às 23h00, até o dia 12 de Março.

O coquetel está sendo elaborado ao pormenor pelo conhecido chef Marçal e equipe para harmonizar com chope artesanal e cervejas especiais que a casa tem em seu cardápio. Mais informações sobre os horários e serviços do restaurante pelo telefone (41) 3024-3631.


Sobre o artista
Nasceu em Curitiba. Artista visual, sua poética é voltada principalmente para a representação do universo feminino, também explora outras possibilidades do figurativo.
Vem se dedicando ao desenho e à pintura desde 2007. Seu currículo vem se ampliando cada vez mais; - dele constam exposições individuais e coletivas, além das participações em projetos culturais.  Rodney revela que sua principal forma de expressão é o pastel seco sobre papel, trabalhando intensamente também com grafite, nanquim, aquarela, acrílica e óleo. 
Ele vem de uma família que já tem artistas, é sobrinho de uma artista visual, logo influenciado pela arte desde a infância.
Seus primeiros trabalhos eram figurativos, representando diversos temas. Começou a explorar as principais técnicas: inicia com tinta a óleo, mas também utiliza pastel, aquarela, dentre outras. Atuou aproximadamente dois anos trabalhando como autodidata, começa a frequentar ateliês, oficinas e escolas de arte, recebendo influência da arte contemporânea. Enveredou pelo processo de abstração; os trabalhos abstratos realizados a partir de uma série iniciada em 2009, de obras com naturezas mortas estilizadas. A abstração torna-se cada vez mais evidente e as pinturas, desenvolvidas com espátula e tinta acrílica sobre tela, têm em sua composição elementos consistentes, com massiva sobreposição de camadas e cores, mantendo os mesmos elementos de trabalhos anteriores. Durante todo esse período, continua a trabalhar com técnicas diferentes, na busca do aperfeiçoamento do desenho artístico.
Após um período, retorna definitivamente para o figurativo e o pastel seco torna-se a principal técnica. O feminino o tema principal de sua poética. De forma natural, desenvolve um estilo próprio e desenvolve uma série de retratos de rostos femininos baseados inicialmente em sua imaginação. Após alguns meses inicia uma nova série, também de retratos, já agora baseados em pessoas reais. O traço desenvolvido torna-se sua assinatura. Participa, junto de outros artistas plásticos, do espetáculo Abba Musical Dance com uma obra representando a música Thank you for the music. Sua obra foi projetada em telão, com efeitos de animação, durante a execução da música. O musical estreou na Ópera de Arame, em Curitiba PR, com produção da Sunset Cultural.  Atualmente realiza a exposição intitulada ELAS, na capital de São Paulo.

Dá início a parcerias com outros artistas, não só das artes visuais, mas de outras áreas como a literatura. Prossegue com o desenvolvimento de retratos, outros trabalhos relacionados ao feminino e também com as diversas possibilidades do figurativo em outros temas. O desenho artístico mostra-se cada vez mais presente nos trabalhos, desenvolvidos principalmente com pastel seco, também com outras técnicas.  A desconstrução das formas e a estilização se intensificam, contribuindo com seu estilo.


O artista aceita encomendas especiais de retratos.

Nenhum comentário: