segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

5º Cruzeiro Costa Sul

Marina Itajaí recebe velejadores do 5º Cruzeiro Costa Sul

Barcos partiram de Paraty (RJ) com destino a Florianópolis SC



A ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro – lançou a quinta edição do Cruzeiro Costa Sul, que partiu de Paraty, no Rio de Janeiro no último dia 14/02 e deve chegar a Florianópolis (SC) no próximo dia 1º de março. A flotilha percorre 11 pontos de ancoragem no percurso e deve chegar a Santa Catarina nesta semana, onde atraca em São Francisco do Sul, no dia 25 e em Itajaí, no dia 27 (datas previstas).
O 5º Cruzeiro Costa Sul (CCS), edição 2016, é uma navegação em flotilha de veleiros que percorre o litoral, baias e canais, com paradas em Ilhabela, Santos, Cananéia, Maruja (Cananéia), Ariri (Cananéia), Barbados ou Bertioga (Guaraqueçaba), Antonina, Vila das Peças (Guaraqueçaba), São Francisco do Sul, Itajaí e Jurerê (Florianópolis).

O principal objetivo do cruzeiro é apresentar aos velejadores alguns roteiros e regiões de ancoragem ao longo deste belíssimo trecho do litoral brasileiro.

O Roteiro
Nesta 5ª edição, o CCS investiu em um novo roteiro, passando pela região de águas abrigadas do Lagamar (Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá), onde se situa o Canal do Varadouro. Esta região contém ecossistemas altamente preservados e protegidos em áreas de preservação ambiental (APAs) e parques. Lagamar é o nome tradicional dado à faixa costeira de 200 quilômetros entre os municípios de Iguape (SP) e Antonina (PR). 
As cidades de Cananéia e Antonina ainda preservam edificações históricas com estilos arquitetônicos desde o período colonial até o final do século XIX. Outro destaque desta região é a gastronomia, com predominância de pratos à base de frutos do mar, com destaque às ostras, plantadas ou colhidas na região. Já na região do Paraná, o destaque é o tradicional barreado.
Em Santa Catarina, a flotilha do CCS irá adentrar na Baia da Babitonga e ancorar em São Francisco do Sul junto ao centro histórico da cidade. Além da beleza do centro histórico, São Francisco do Sul conta com opções culturais como o Museu Nacional do Mar, o Museu Histórico, Museu de Arte Sacra e o Forte Marechal Luz. O Forte foi inaugurado em 21 de dezembro de 1915 para defender de invasores estrangeiros.
Em Itajaí a flotilha ficará atracada na moderna Marina Itajaí, recém inaugurada no final de 2015. A marina é apoiadora do evento e está localizada na Baia Afonso Wippel, uma região privilegiada próxima ao Centro da cidade e anexa à Avenida Beira-Rio, a via Gastronômica de Itajaí. A visitação dos veleiros é aberta ao público.

Mais informações sobre o Cruzeiro Costa Sul na página da ABVC: www.abvc.com.br

Fotos: Alexandre Fernandes
20 / 22 / 33 / 37 / 7302: Marina Itajaí é apoiadora do evento e receberá os barcos no próximo sábado

Nenhum comentário: