quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

2,3 milhões de turistas passaram pelo litoral do Paraná


Fim da temporada de verão escancara os problemas do litoral paranaense


            Praias lotadas, hotéis e pousadas com ocupação máxima e comércio movimentado. Segundo estimativas da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), 2,3 milhões de turistas passaram pelo litoral do Paraná durante a temporada 2015/2016. Mas, com o fim do veraneio, o cenário é de abandono.


            Com uma população de pouco mais de 24 mil habitantes, Pontal do Paraná sofre com uma série de problemas que espantam turistas e preocupam moradores, como estradas congestionadas, alagamentos, coleta de lixo, segurança e questões básicas de infraestrutura. "Não podemos viver apenas da temporada. Uma atividade econômica que não sofra influência da sazonalidade é fundamental para o desenvolvimento do município", explica Gilberto Espinosa, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná, a Aciapar.

            Mesmo com bons resultados durante a temporada, a cidade - cuja grande parte da população atua no comércio e em serviços -  carece de mais investimentos e incentivo para a atração de novas empresas e indústrias. "Não conseguimos sobreviver apenas com os 50 dias de veraneio. Como nosso município tem baixa arrecadação, a vinda de grandes empresas aumentará a receita, nos deixando com condições para investir em infraestrutura. Só assim conseguiremos receber melhor turistas e atrair moradores", afirma a dentista Luciane Novisk, moradora de Pontal.

            Agora, com o decreto do governo federal alterando a poligonal de Paranaguá, novos investimentos estão previstos para as cidades do litoral paranaense. Só em Pontal do Paraná, calcula-se o aporte de R$ 8 bilhões com a instalação de uma empresa de exploração da camada de pré-sal, uma usina termoelétrica e três terminais privados nas novas áreas que deixam de estar sob o controle da União. Apenas estes últimos três empreendimentos devem gerar mais de 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de todo o estado.

Números - Pontal do Paraná

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM: 0,738
Incidência da pobreza: 46,10%
Produto Interno Bruto - PIB per capita: 14.343,81 reais
Renda média domiciliar per capita: R$ 772,19

Fonte - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
 IEME Comunicação
Sugestão de entrevistados:
- Gilberto Espinosa presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná - Aciapar.
- Moradores e comerciantes de Pontal do Paraná.

Nenhum comentário: