quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Corais de todo País desembarca na capital do Estado 2016

CANTORITIBA reunirá corais de todo País na capital paranaense
Marcado para julho, Festival Internacional de Corais de Curitiba vai distribuir prêmios em dinheiro para grupos de diversos estilos musicais

Ainda no ritmo da Oficina de Música, a capital paranaense já está com inscrições abertas para a 3ª edição do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, que acontecerá entre os dias 15 e 24 de julho. O evento reunirá em diversos palcos grupos de canto coral de vários estilos musicais e de todas as regiões do País, envolvendo profissionais e amadores em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência. Além de medalhas e troféus, a competição terá também premiações em dinheiro.

"A cada ano, o evento atrai um número maior de grupos participantes e um público mais expressivo às audições", afirma o presidente do Festival, Helcio Pimentel. Em 2015, o CANTORITIBA reuniu grupos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo, mas, na edição deste ano, ampliará o período do Festival e o número de apresentações. "Com isso, a expectativa é também ter uma abrangência maior envolvendo grupos de outras regiões do País", completa Pimentel.
De acordo com ele, a intenção do evento é promover o canto coral e proporcionar a troca de conhecimento técnico entre os coralistas e regentes, levando ao público um extenso repertório em espetáculos cheios de emoção. No ano passado, o evento reuniu um público de cinco mil pessoas, entre participantes e espectadores. A intenção dos organizadores é chegar em 2016 a um público de 25 mil pessoas.
Por isso, o Festival traz algumas novidades: a “amostra não competitiva”, destinada a grupos que desejam apenas se apresentar e não participar do concurso; e a categoria “voto popular”, que dá ao público a oportunidade de avaliar as apresentações. Os critérios de avaliação do Festival também mudaram: os grupos agora serão classificados por níveis de performance (iniciante, avançado e expert), tornando a competição mais justa e acessível. Ao final do CANTORITIBA, todos os corais participantes recebem um parecer técnico para ajudar a aperfeiçoar a técnica e a apresentação.
A edição 2016 terá apresentações com valores acessíveis em grandes teatros da capital paranaense, além de opções gratuitas espalhadas pela cidade e workshops. "Teremos shows de diversos estilos, que vão agradar a diversos tipos de público. Se a pessoa gostar de música, com certeza vai se empolgar com as performances dos corais participantes", ressalta Pimentel.
As inscrições para a pré-seleção dos grupos já estão abertas e acontecem até o dia 30 de abril, por meio do site www.cantoritiba.com.br. Podem participar corais nacionais e estrangeiros de músicas Sacra, Gospel, Erudita e Popular. O Festival dará mais de R$40 mil reais em prêmios em dinheiro aos vencedores, divididos entre as categorias “Prêmio Diamante” e “Voto Popular”, além de contar também com troféus e medalhas para outras categorias.

O FESTIVAL
O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, tornou-se um evento oficial da cidade com a chancela da Secretaria de Turismo de Curitiba. Em 2015, o evento promovido pela H. Pimentel contou com a participação de grupos de vários estados na Capela Santa Maria, no Teatro da Reitoria e no Memorial de Curitiba, reunindo um público de mais de 5 mil pessoas. Em paralelo, aconteceram cinco oficinas de Canto Coral gratuitas e abertas à comunidade. A 3ª edição, marcada para julho de 2016, pretende consolidar o evento, tornando-o uma referência no País e um dos principais da América Latina.

Nenhum comentário: