quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Felipe Folgosi

Ator e roteirista Felipe Folgosi lança graphic novel Aurora no LaBmoda


Ex-galã global se reinventa como autor de HQ indie

Curitiba,  - Conhecido do grande público por protagonizar novelas globais como Olho no Olho nos anos 90, o ator e roteirista Felipe Folgosi mostra nesta sexta (11 de dezembro), às 19h30, no LABmoda (piso L2, do Pátio Batel) uma outra faceta: seu lado de escritor de ficção científica. A convite da agência de modelos Casablanca, Folgosi estará autografando a graphic novel “Aurora”, um thriller de ficção científica que conta a história de Rafael, pescador que presencia um fenômeno natural nunca visto antes. Essa experiência o transforma em algo maior que um simples humano, um herói moldado pela evolução natural que acaba perseguido pelo governo americano por conta de seus poderes. “É a história clássica de um homem comum que se encontra em uma situação extraordinária e acaba por se descobrir herói”, conta Felipe, que se uniu ao Instituto HQ (que desenha para a Marvel e DC entre outras) para concretizar o projeto.


Felipe desenvolve uma história de ação surpreendente que mistura fatos científicos e questões filosóficas. “Como fã do gênero, penso que as melhores histórias partem de premissas reais combinadas de forma inusitada e levadas às últimas consequências, então pesquisei muito para que cada termo científico usado, cada dado técnico citado gerasse uma sensação de verossimilhança no leitor”, explica o autor, que levou dez anos entre a ideia original e seu lançamento, período dedicado à pesquisa exigida pelo projeto: “a pesquisa foi extensa, detalhada, começando com os locais onde se passa a história, dados sobre astronomia e astrofísica, sobre partículas cósmicas, precessão dos equinócios, neandertais versus homo sapiens, aceleradores de partículas, agências de pesquisa militar, maçonaria e por aí vai”, relata.  

Felipe estudou cinema em São Paulo e fez especialização em roteiro na UCLA, Estados Unidos. Ele desenvolveu inicialmente o roteiro de “Aurora” para o cinema, mas adaptou a trama para história em quadrinhos ao perceber seu imenso potencial gráfico. “Consegui juntar elementos suficientes para criar uma história plausível partindo de uma premissa fantástica, misturando astronomia, medicina, evolucionismo com uma boa dose de sociedades secretas e teorias da conspiração.”

Noite de autógrafos
Aurora, de Felipe Folgosi
19h30
LABmoda – piso L2 do Pátio Bate

Nenhum comentário: