quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Indiano!
Swadisht comemora a Tradicional festa Diwali, conhecida como “o festival das luzes”, com decoração especial e promoção


O Diwali é uma grande festa religiosa na Índia que marca a mudança de ano no calendário hindu. Também conhecida como "o festival das luzes”, é celebrada oficialmente no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre entre o final de outubro e o início de novembro pelo calendário ocidental. Esta festa assemelha-se muito ao nosso Natal e Réveillon, tanto em importância religiosa, quanto em aspectos estéticos. 


Na cultura indiana, as pessoas se preparam, limpam e organizam as casas e os jardins neste período. Também costumam dar presentes na data, desejando muita luz, e como no ocidente, acendem velas e lançam fogos de artifício aos céus. Além disso, seguem diversas superstições e simpatias semelhantes às brasileiras, como estrear roupas novas, comer ou compartilhar determinados alimentos e morder sete vezes uma moeda de prata, pedindo boa sorte espiritual e realizações materiais.


E qual a origem? Existe a crença de que Sri Rama (parte da Trimurti, a divina trindade do hinduísmo) voltou de um exílio de 14 anos na floresta e derrotou o mal, encarnado em Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino), congratulou-se com Rama neste dia em um baile iluminado por muitas fileiras (avali) de lamparinas (deepa). E aí surgiu o nome original: Deepavali. Com o tempo, esta palavra tornou-se Diwali em hindi, a língua principal do país.

Neste ano, seu início cairá no dia 11 de novembro e será comemorado no restaurante Swadisht com uma decoração temática especial, com muitas velas, flores e especiarias, que ficará no espaço até o fim do ano. De acordo com o proprietário, Jeetu Khemani, quem optar pelo menu degustação com vinho, ganhará uma Baby Chandon para levar para casa, em comemoração à essa data especial.

Sobre o Swadisht Indian Cusine
Em hindi, ‘swadisht‘ significa saboroso, delicioso. Porém, além de ser uma celebração à exótica e milenar culinária indiana - rica em especiarias com cores, aromas e sabores marcantes -, o espaço foi pensado para aguçar e acalentar todos os sentidos. Assim, o foco do restaurante é oferecer novas experiências, alimentar não somente o corpo, mas também a alma, enriquecendo o paladar e a vivência de quem se aventura em desbravá-lo. A aplaudida culinária, somada ao mix perfeito entre tradição e estilo de vida contemporâneo, traduz estes mais de 10 anos de sucesso.
Serviço:
Swadisht Indian Cusine
Av. Vicente Machado, 2036, Batel – Curitiba (PR)
www.swadisht.com.br

Nenhum comentário: