sábado, 15 de agosto de 2015

Programação

Livros retratam arquitetura urbana contemporânea\ BikeFood do Brownie da Luli na Bicicletaria Cultural \ Agosto com Arte\Efigênia Rolim batiza contador de histórias na Feira do Poeta \Sobre duas rodas







Agosto com Arte
A produtora cultural Ana Camargo recebe o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, no projeto 12 x 12, que acontece na próxima quarta-feira, dia 19 de março, na Livraria da Vila, em Curitiba. Esta edição do projeto vai discutir com a plateia as formas com que a arte sensibiliza as pessoas.  O público terá bons exemplos do tema da noite com a apresentação de uma cena da oficina de teatro Você no Palco, orientada pelo ator e diretor Thadeu Peronne. O evento acontece das 19h30 às 21h30, no auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel. As entradas custam R$ 45,00 e a meia, R$ 22,50. Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3026 0241 ou pelo email bruna@anacamargo.com.br
12 X 12


           Efigênia Rolim batiza contador de histórias na Feira do Poeta
A Feira do Poeta, no Largo da Ordem, recebe no sábado (15), às 15h, os artistas Efigênia Rolim – Rainha do Papel de Bala – , Hélio Leites, Taina Andere e convidados para o batismo do contador de histórias João Bello. 
Após a cerimônia, as comemorações dos 16 anos do lançamento do primeiro livro e história do escritor “O Parque dos Nossos Sonhos” continuam no TUC Teatro Universitário de Curitiba, na Galeria Júlio Moreira. A partir das 15h30, o espaço receberá manifestações artísticas, contações de histórias e declamações de poesias e músicas.

Sobre a Feira do Poeta – Localizada no Largo da Ordem, a Feira do Poeta retomou suas atividades, em março de 2015, depois de doze anos, voltando a ser um ponto de encontro de autores e leitores. A Feira se integra a outras iniciativas da Fundação Cultural de Curitiba de apoio à poesia, como os encontros “Cutucando a inspiração”, que acontece no Teatro Universitário de Curitiba – TUC, e os Saraus Populares promovidos em espaços comunitários.

História – Oferecer aos poetas a chance de publicar suas produções foi o principal motivo da criação da Feira do Poeta, inaugurada em 1º de dezembro de 1981. Inicialmente a Feira funcionava durante a semana no Centro de Criatividade e aos domingos a impressora tipográfica manual era transportada para o Largo da Ordem. A partir de 1983 passou a funcionar na Casa Romário Martins. Em1989 ocupou a casa nº 108 da Rua Claudino dos Santos, aberta para o calçadão, e no ano seguinte ganhou sede própria, no imóvel ao lado da Casa Romário Martins

BikeFood do Brownie da Luli na Bicicletaria Cultural

            O delicioso Brownie da Luli inaugura sua BikeFood no evento comemorativo dos quatro anos da Bicicletaria Cultural, que fica na Rua Presidente Faria, 226 - no Centro histórico de Curitiba. Será entre os dias 17 e 22 de agosto, a partir das 19h, e o evento reunirá, além diferentes bandas e muita música, brindes, gastronomia e muito alto astral para os amantes das bicicletas e para o público em geral.

            "Ficamos muito felizes em inaugurar nossa BikeFood nesse evento que tem tudo a ver com duas rodas. Isso porque desde o início da história do Brownie da Luli, os brownies eram entregues em nossa linda bicicleta holandesa. E o veículo combina tanto conosco que resolvemos investir na BikeFood para participar também de eventos", conta Luana de Andrade, sócia do Brownie da Luli com o marido, Marcus Menezes.

            Durante o evento, serão vendidos na BikeFood da Luli fatias dos brownies gluten-free com diferentes caldas e também os tradicionais brownies de bolso, para quem desejar levar pra casa ou comer um bom brownie um pouco mais tarde.

            A Bicicletaria Cultural é um espaço voltado para quem pedala, que foi inaugurado no dia 18 de agosto de 2011, Dia Nacional do Ciclista. O local tem oficina de bicicletas e também promove atrações culturais, sempre incentivando a diminuição dos carros nas ruas.

Mais informações: www.bicicletariacultural.com.br

             
Sobre o Brownie da Luli

            A economia não anda lá essas coisas e é sempre bom ter novas ideias e pensar em uma forma de incrementar a renda familiar. Foi por isso que em agosto de 2013, Luana de Andrade começou a fazer brownies em casa. Hoje ela é sócia do Brownie da Luli (bom gosto sem drama) junto com o marido Marcus Vinicius Seixas de Menezes.
            Em pouco tempo as vendas aumentaram e surgiu a necessidade de expansão do negócio. "Após quase um ano com a Lu trabalhando em casa e fazendo entregas com sua bicicleta, o apartamento e a Bici começaram a ficar pequenos. Foi a época na qual decidimos abrir e regulamentar os brownies como um negócio legítimo. Pedi demissão do meu trabalho de designer e com o dinheiro da rescisão e alguns empréstimos intrafamiliares, conseguimos finalmente, montar nossa cozinha", lembra Menezes.
            Os produtos são todos sem glúten. Além da versão tradicional (sem recheio), há também algumas variações: o com Nutella e Avelãs, o de Paçoca com Amendoim e o surpreendente Brownie com Flor de Sal. Entre os sem lactose, há a versão tradicional e o Blondie (brownie loirinho).
            Os produtos são feitos com chocolate belga, pó 100% cacau e um mix de farinhas importado da Itália, isento de glúten e lactose. Atualmente, eles são vendidos em 15 estabelecimentos (no site www.browniedaluli.com há um mapa com todos os parceiros). Mas o número deve crescer em breve, já que um novo forno foi comprado para aumentar a capacidade de produção - que atualmente é de 250 unidades por dia - em oito vezes.
             

www.browniedaluli.com

Livros retratam arquitetura urbana contemporânea

Realiza Arquitetura lança dois volumes com projetos arquitetônicos que destacam a produção do escritório nos últimos anos

Curitiba,  Os  desafios de integração de novas construções no espaço urbano não são poucos. Pensando em apresentar sua visão e contribuição para o tema, a dupla de arquitetos Frederico Carstens e Antonio José Gonçalves Jr. lança no dia 20 de agosto, na Livraria Curitiba, do ParkShopping Barigui, o Volume II e a reedição do Volume I dos livros de projetos da Realiza Arquitetura, escritório ao qual são sócios.
As obras ilustradas reúnem os projetos mais importantes da empresa na última década, destacando primordialmente o trabalho artesanal do projeto, muitas vezes subestimado no conjunto da obra. “Para o exercício da arquitetura o projeto tem tanto valor quanto uma obra executada”, diz Frederico Carstens, mestre em Arquitetura e sócio-fundador da ASBEA - PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).
A ideia é que os compêndios se tornem referências para estudantes, profissionais e pessoas que tenham interesse sobre o tema. “Queremos que daqui a dez anos o leitor tenha com esses livros o recorte de um momento de uma empresa de arquitetura”, pontua Carstens.
Entre os destaques das publicações estão o projeto do prédio comercial Antonio Peretti – LEED Ouro, o Solar Anchieta, cujo escopo recebeu menção da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura; projeto Eurobusiness, primeiro green building sob medida da capital paranaense, que recebeu certificação Leed Platina no Sul do Brasil (Volume I);  o projeto Mandala, que recebeu o prêmio Master Imobiliário Brasileiro 2014; e projetos icônicos inseridos no segundo Volume II, como a proposta participante do concurso para o museu Guggenhein de Helsinki, na Finlândia.

A Realiza
Criada em 1982, a Realiza tem compromisso com a contemporaneidade e a sustentabilidade por meio de projetos desenvolvidos em sintonia e sincronia com o que acontece de atual no mundo em termos de arquitetura urbana. Para tanto, a empresa criou um sistema próprio de gerenciamento focado no desenvolvimento dos seus profissionais e no crescimento contínuo.
Arquitetos em formação que entram na empresa têm a possibilidade de se tornarem sócios a partir de um processo de treinamento e avaliação que permite a subida do nível hierárquico por meio de Plano de Desenvolvimento do Sócio (PDS). Garantindo um quadro formado por talentos, o escritório pode se voltar ao atendimento de altíssima qualidade para o cliente final. Atualmente, a empresa trabalha em 50 projetos, dos estudos iniciais até fase final de detalhamento.
A Realiza atua no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, a criação de projetos de edifícios altos, com até cem pavimentos, proporcionou a experiência para a empresa ingressar no mercado imobiliário da Flórida (EUA). Prospectando possibilidades produtivas para enfrentar a crise brasileira, o escritório também tem executado projetos na Colômbia, país sul-americano onde a construção civil cresce impressionantes 10% ao ano; e em Cuba.

Herança de amanhã
Há alguns anos, empresas e consumidores finais passaram a valorizar a capacidade que os projetos têm de agregar alto nível de conforto com baixo custo de manutenção. Eles descobriram que a sustentabilidade, além da contrapartida ao ecossistema, também pode representar economia. “Inicialmente, era unanimidade que só se conseguiria melhorar a performance dos projetos se a obra fosse mais cara. Atualmente, nos residenciais e comerciais estamos conseguindo esse intuito sem aumentar o custo da obra”, conta Frederico Carstens.
O arquiteto explica que há centenas de itens passíveis de serem agregados ao projeto no sentido de torná-lo mais sustentável, mas o principal foco é a busca pelo baixo consumo de energia e de água. Um exemplo é o retorno do uso do vidro nos projetos, cuja tecnologia aplicada permite um excelente desempenho térmico, acústica e lumínico.
Acreditando que cada geração deve representar o seu próprio tempo, o arquiteto salienta que as questões que envolvem a arquitetura não têm apenas a ver com a estética, mas também com moral - o que se entende por bom ou ruim de forma aplicada. Segundo ele, a constante busca pela sustentabilidade caminha para uma “arquitetura viva”, quando todos os itens usados em uma construção serão produtos orgânicos, colhida ou sintetizada por meio nanotecnologia e biogenética.
“Do ponto de vista da estética a arquitetura é o ponto mais forte de materialização de uma civilização. É entender o que está acontecendo no seu tempo e se posicionar em relação a isso”, afirma Carstens.

Sobre Frederico Carstens
Diretor de Criação da Realiza Arquitetura desde 1984, tem diversos trabalhos, artigos e livros publicados. Graduado em primeiro lugar no Curso de Arquitetura UFPR – 1986, é Mestre em Arquitetura pela PUC/PR | UFRS. É sócio-fundador da ASBEA - PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e ex-diretor do IAB -PR (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

Antonio José Gonçalves Jr.
Diretor Técnico Realiza Arquitetura desde 1989 tem diversos trabalhos, artigos e livros publicados. Graduado no Curso de Arquitetura UFPR em 1987, é Especialista em Gerenciamento de Projetos e pós-graduado em Negócios Imobiliários.

Serviço:
Lançamento dos livros Realiza Arquitetura volumes I e II
Dia 20/08
19:30 horas
Livrarias Curitiba - ParkShoppingBarigui - piso térreo
O lançamento será acompanhado de bate-papo e coquetel



                                  Sobre duas rodas

Neste sábado, dia 15 de agosto, a Cyrela promove um evento especial para os apaixonados por motos. Durante o Urban Moto Day, o Urban Office Curitiba - primeiro empreendimento condo-hotel da capital paranaense - recebe uma exposição com diversos modelos das famosas motocicletas Harley-Davidson. O evento ainda reúne uma série de atrações, como música e gastronomia - food truck. Com apoio da Harley-Davidson, Hop'n Roll e Celio Dobruck, o Urban Moto Day acontece na Avenida Nicolau Maeder, 289, no Juvevê, das 10h30 às 17h30. A entrada é gratuita.
 Cyrela promove um evento especial para os apaixonados por motos.

Nenhum comentário: