sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Contemporaneidade \ Agenda

Contemporaneidade na pauta, Dança,Exposição,Cinema Cult.





Farol Galeria de Arte e Ação abre exposição “Túnel de Transições de Juan Parada”, 
dia 15, às 16h

Irriquieta, a Farol Galeria de Arte e Ação apresenta, neste próximo sábado, sua quarta exposição, intitulada “Túnel de Transições de Juan Parada”. O escultor fará a instalação ARCO VIVO, especialmente pensada para o espaço da galeria. O trabalho é composto por uma centena e meia de módulos ovais de cerâmica terracota com plantas, suspensos no ar por fios de nylon, formando uma espécie de túnel em forma de arco. Nesta instalação, o artista cria uma intersecção entre a funcionalidade do design e a especificidade da arte, ativando todo o espaço expositivo para que o espectador experimente a escala e circule o trabalho, criando um ambiente que é, ao mesmo tempo, artificial, mas também ditado pelo natural, pois o crescimento das plantas vai estabelecer formas e caminhos.

Entre a precisão da cerâmica bem acabada e a imprevisibilidade do elemento natural, que cumpre seu próprio ciclo de vida, por vezes transbordando e rompendo os limites do recipiente, se estabelecem tanto tensões quanto diálogos possíveis entre rigor e impresivilidade, o inerte e o vivo, conforto e estranhamento.

O caráter múltiplo da pesquisa de Juan Parada é resultado do cruzamento de diversos campos, como o do design, da botânica e da arquitetura. Seus trabalhos não se encerram em si, estabelecem relações como contento e transbordam para o mundo, sugerindo processualidade, impermanência e instabilidade, sempre buscando situações paradoxais em sua própria linguagem.



Farol Galeria de Arte e Ação
Instalada dentro da Bicicletaria Cultural, no centro de Curitiba, a Farol é um espaço que reúne artistas, amigos e amantes da arte contemporânea e se propõe não apenas em comercializar trabalhos de arte, mas também em aproximar pessoas e manter diálogo sobre o mundo das artes. Fundada pela artista e galerista Margit Leisner, em 2014, a Farol já realizou três exposições, sendo a coletiva "O Óbvio Improvável", da qual participaram os artistas Gabriele Gomes, Cleverson L. Salvaro, Maikel da Maia, Jose Roberto da Silva e Janete Anderman. Duas individuais dos artistas Samuel Dickow e Rimon Guimarães. A galeria realizou ainda em 2014 o projeto curatorial da exposição "Projeto Avançado: Para Ontem", que reuniu produções no campo da visualidade dos alunos do IV ano do curso de Artes Visuais da UFPR - Universidade Federal do Paraná. Esta iniciativa aconteceu em parceria com a Bicicletaria Cultural. Desde sua inauguração em março de 2014, a galeria já organizou e apresentou 4 edições do LeilãoShow da Farol.
SERVIÇO:
Farol Galeria de Arte e Ação
Rua Presedente Faria, 226, subsolo.
Abertura: dia 15/8 às 16h
Visitação: de terça a sexta das 14h às 19h


Pátio Batel transforma paredes da sua Galeria em palco para dança
Com apresentações de três renomados artistas, “Dança em Projeção” acontece entre agosto e setembro

Entre os dias 13 de agosto e 25 de setembro, a Galeria de InterARTividade do Pátio Batel vai ser palco de um evento artístico que reforça a dedicação do shopping em proporcionar aos seus visitantes importantes experiências culturais. Com curadoria do artista visual Tom Lisboa, “Dança em Projeção” apresenta criações de três renomados artistas que utilizam a dança como referência para trabalhos em vídeo e sites interativos.

Deslocada dos palcos do teatro e reinserida na Galeria, a proposta é convidar o público a lançar um novo olhar sobre a dança, que surge renovada por meio dos recursos de vídeo e também da interatividade dos softwares de computador. Estas novas tecnologias são capazes de detalhar movimentos quase imperceptíveis dos bailarinos, além de permitir alterações inusitadas de ritmo e explorar diferentes possibilidades coreográficas. 

Envolvido nesse conceito e patrocinado pelo Pátio Batel, o evento conta com a participação do Balé Teatro Guaíra, que com a direção de Carmen Jorge apresenta três obras dedicadas ao diálogo do corpo com a arquitetura. Outro artista que compõe a ação é Samuel Kavalerski, que propõe uma coreografia que só vai ser concretizada a partir da interatividade com o espectador. Por fim, os vídeos do artista Vinícius Cardoso associam os movimentos de câmera e o improviso da bailarina Irupé Sarmiento às intervenções artísticas da Cidade Matarazzo, de São Paulo.

Galeria InterArtvidade
Selecionada para abrigar o evento, a Galeria InterArtvidade do Pátio Batel ilustra o teor vanguardista do shopping, que foi o primeiro do país a incorporar o princípio da interatividade com o propósito de levar arte e cultura a cada frequentador. Também com curadoria de Tom Lisboa e localizada no Piso L3, a galeria foi projetada para compor, de modo agradável e inovador, parte da experiência exclusiva proposta pelo empreendimento.

Dono de um currículo extenso e repleto de trabalhos referentes às esferas do cinema, fotografia e curadorias, Tom Lisboa já participou como curador convidado de duas edições da Bienal Internacional de Curitiba e dos principais festivais de fotografia do país (Paraty em Foco, FestFotoPOA, Foto Arte, Semana da Foto em Curitiba) e do exterior (Encuentros Abierto, na Argentina e Photovisa, na Rússia).

Serviço
“Dança em Projeção”
Data: De 13 de agosto a 25 de setembro
Local: Piso L3 do Pátio Batel
Entrada gratuita


Cinemateca promove estreia de filmes curitibanos
Documentários, curtas-metragens e videoclipes produzidos por alunos do Centro Europeu serão exibidos no próximo domingo com entrada gratuita

CURITIBA, 13/08/2015 - No próximo domingo, dia 16 de agosto, a Cinemateca de Curitiba vai sediar a estreia de diversos documentários, curtas-metragens e videoclipes produzidos por jovens curitibanos. As obras foram desenvolvidas por alunos do curso de Cinema do Centro Europeu como exercícios voltados para a formação prática dos alunos em diversas áreas do mercado audiovisual.

Entre os lançamentos do dia estarão cinco videoclipes de bandas da capital paranaense: Vulcanióticos, Pitecantropo, Maestah, O Club do Chá Lunar e Dino Bacciotti. Os documentários também terão um espaço especial, com destaque para os filmes “Bacharéis da Gaita”, que conta a história da Orquestra Harmônicas de Curitiba; “Karen”, obra sobre uma jornalista de 43 anos que desafia uma grave doença; e “Estrelas”, filme que trata da importância das estrelas para a vida no universo e seu papel na mitologia, na religião e na ciência.

Para completar, quatro curtas-metragens fecham a programação. A obra “A Luta” retrata um jovem lutador de boxe que sonha em se transformar em um grande campeão. O filme “Salamandra” mostra a relação de uma jovem com a solidão. “Suíte Master”, que se passa em um motel, revela um novo lado de seu protagonista e tudo o que ele é capaz de fazer para manter seu perfeito sigilo. Já o filme “Pintinho” conta a história de uma menina que rouba um pintinho da vizinhança e acaba se envolvendo em uma inesperada confusão.

O lançamento dos filmes, com classificação indicativa de 14 anos, será realizado na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174), a partir das 16h. A entrada será gratuita. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br. 




Memórias de Alfredo Andersen

            O último dia 6 de agosto foi marcado pelo lançamento do livro Alfredo Andersen  Retratos e paisagens de um norueguês caboclo. Escrito por Amélia Siegel Corrêa, o material narra a história do artista que é considerado pai da pintura paranaense.
            O lançamento, realizado na livraria Cultura, contou com a presença do bisneto de Andersen, o advogado Wilson José Andersen Ballão que, além de apreciador de arte e colecionador, é presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e conselheiro do Museu Alfredo Andersen. Dr. Ballão também foi conselheiro da Sociedade Amigos do Museu Oscar Niemeyer.
            E quem gosta de arte já pode deixar agendado: no dia 22 de setembro (terça-feira), às 19h30, no Clube Literário, em Paranaguá, a escritora AméliaSiegel Corrêa ministrará uma palestra sobre Alfredo Andersen, que viveu na cidade portuária.
FOTO:
Na foto, o advogado Wilson José Andersen Ballão, bisneto de Alfredo Andersen – “pai da pintura paranaense”.

Nenhum comentário: