terça-feira, 21 de julho de 2015

DOAÇÕES DE MEDULA

ONG VOCÊ CONSEGUE PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE DOAÇÕES DE MEDULA 
ÓSSEA DURANTE PEDALADA PELOS CAMPOS GERAIS.

A Presidente Josefa Schimit irá percorrer mais de 300 quilômetros de bicicleta, durante dois dias, para encontrar autoridades e formadores de opinião e discutir a regulamentação atual que dispõe sobre o cadastramento de doadores de medula. A ONG junta sua voz às dezenas de entidades que questionam a aplicação da Portaria nº 844/2012 do Ministério da Saúde, que restringe o cadastramento de novos doadores conforme a região do país.


Nesta terça-feira, 21 de julho 2015, começa mais um embate para a ONG VOCÊ CONSEGUE. Com atividades iniciadas em 2006, na cidade de Ponta Grossa, e formalizada a partir de 2008, a entidade já promoveu no Paraná centenas de palestras esclarecedoras sobre como se tornar doador de medula óssea. Todas sempre em caráter gratuito. E desde 2012, vem questionando a aplicação da Portaria nº 844/2012 do Ministério da Saúde, que limitou o número de novos cadastros por Estado, impedindo em muitas regiões, as campanhas de cadastramento e busca de doadores de forma objetiva.
Recentemente, a aplicação da referida regulamentação restou suspensa em Goiás, em ação judicial promovida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) daquele Estado, dando novo fôlego à discussão que motiva um sem número de outras ações judiciais e extrajudiciais, em diferentes partes do país.
Desconhecida de boa parte da população saudável brasileira, a Portaria e seus desdobramentos vêm sendo discutidos nos hemocentros, hospitais e por entidades envolvidas diretamente no trato de pacientes com doenças hematológicas, que podem ser salvos pela doação da medula óssea correta, já que a probabilidade de se encontrar um doador compatível, conforme o caso, pode ser uma em cem mil.
Com o desafio ciclístico e visitas em, pelo menos, quatro cidades dos Campos Gerais – Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva – a ONG VOCÊ CONSEGUE se propõe a explicar mais sobre o tema e a colher apoio de outras entidades beneficentes e filantrópicas, mesmo que não relacionadas diretamente ao tratamento de pacientes de câncer. Os interessados podem acompanhar o percurso na Fan Page do Facebook www.facebook.com/ongvoceconsegue ou agendar o encontro de seus associados, parceiros e voluntários com a ONG pelo telefone (42) 9934-7881. 
No dia 21 de abril, às 7h da manhã, Josefa Schimit, Presidente e fundadora da ONG VOCÊ CONSEGUE sairá de Ponta Grossa, a partir da PR 151, em frente à Metalúrgica Águia com destino a Castro. Entidades, associações, imprensa e simpatizantes são convidados a estarem com ela e demais voluntários para demonstrar seu apoio ao tema, mesmo que não possam acompanhar de bicicleta parte ou integralmente o percurso. A previsão de chegada em Castro é meio dia, e até o final da tarde, o grupo – uma equipe de apoio segue de ônibus - deve chegar em Piraí do Sul, onde fará pernoite, conforme doações a serem recebidas.
A quarta-feira, 22, fica reservada a visitas pela cidade de Piraí do Sul, seguida de mais pedalada até Jaguariaíva, não sendo descartadas, contudo, outras paradas pelo caminho durante os dois dias de ação.
Josefa e voluntários pretendem percorrer cerca de 300 Km pelos Campos Gerais falando sobre o tema e encontrando apoiadores, para fotos, palestras e entrevistas.
O trajeto final depende da participação da população, que pode adquirir camisetas da ONG para financiar esta e outras atividades – cada camiseta, durante o desafio ciclístico, custará R$ 30 com a logomarca ‘VOCÊ CONSEGUE’. Outras doações, como alimentação e hospedagem, também são esperadas, considerando que o grupo voluntário viaja sem recursos próprios.
Além da Fan Page citada, o público pode conhecer mais sobre o trabalho em www.ongvoceconsegue.wix.com/site e solicitar informações pelo e-mail ongvoceconsegue@gmail.com.
SERVIÇO:
1º DESAFIO CICLÍSTICO POR MAIS DOADORES DE MEDULA ÓSSEA
Dias 21 e 22 de julho
Com saída de Ponta Grossa no dia 21 de julho, às 7 horas da manhã (PR 151, em frente à Metalúrgica Águia)
E visitas pelas cidades de Castro, Piraí do Sul e Jaguariaíva

Agendamento de visitas, palestras e entrevistas com os voluntários poderão ser realizadas pelo fone (42) 9934-7881. 

Nenhum comentário: