terça-feira, 7 de julho de 2015

Delicia de Tudo

3ª Gastronomia no Palácio
O evento gastronômico terá espaço especial para hambúrgueres e mais de 50 opções de pratos

Ernesto Ristorante completa 4 anos
Comandado pelo chef Dudu Sperandio, o empreendimen
to curitibano deu uma nova cara para a
gastronomia italiana no Paraná
Curitiba PR – Gastronomia no Palácio é transferida para os dias 18 e 19 de julho, a cidade de Curitiba vai receber a terceira feira Gastronomia no Palácio. Nesta edição, o evento, que será realizado na praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, terá como grande novidade um espaço especial dedicado aos hambúrgueres, o prato preferido das feiras de rua. A Gastronomia no Palácio contará com a participação de 30 empreendimentos gastronômicos, totalizando mais de 50 opções de pratos e bebidas.

 Ernesto Ristorante, Dudu Sperandio passou por países como Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Holanda, para ter contato com os principais conceitos da gastronomia mundial. “Meu sonho era voltar para o Brasil preparado para tudo. Por esse motivo, rodei o mundo em busca de conhecimento e experiências”, detalha. Todo esse conhecimento de mercado transformou o Ernesto Ristorante em um grande fenômeno da gastronomia paranaense

O Burger Quartier, grande destaque da terceira edição do evento, trará cinco empreendimentos especializados em hambúrgueres. Entre as opções estarão o hambúrguer de Javali, do Chef Rodrigo Martins, e o clássico hambúrguer de costela, do Clube do Malte. Outro grande destaque do evento ficará por conta da participação do Funiculá e  da FunicuKombi, empreendimentos móveis do premiado chef Dudu Sperandio. Durante a feira, Dudu Sperandio vai servir vários preparos, entre eles o hambúrguer de porchetta no pão francês, o sanduíche de matambre desfiado e o ciabatta vegetariano.

Para os fãs de cervejas especiais, a Gastronomia no Palácio contará com a participação da Way Beer, eleita a melhor cervejaria do Brasil no ano de 2014. Durante o evento, além de apresentar suas cervejas tradicionais, a Way Beer vai promover o lançamento da cerveja Way Witbier, desenvolvida com limão siciliano, capim limão, camomila e lúpulo sorachi ace.

Além das opções gastronômicas, o Palácio Iguaçu estará aberto para visitações guiadas, para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da história do Paraná. No domingo, uma ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba incentivará os curitibanos a se deslocarem ao evento de bicicleta, aproveitando o Ciclo Lazer. A ação permitirá que toda a região próxima ao evento tenha a circulação especial para o uso e passeio das bicicletas.

A feira Gastronomia no Palácio é transferida para os dias 18 e 19 de julho das 11h às 18h, na Praça Nossa Senhora Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Os valores de bebidas e comidas variam entre R$ 5 e R$ 25. A feira tem o apoio do escritório de arquitetura MCK, comandado pelos arquitetos Cynthia Karas e Adelino Marinho; da La Madre; da Office Art Movelaria e Design; da Rádio Lumen; e da RPC TV. Mais informações na página oficial do evento no Facebook

Empreendimentos participantes: A Sacristia, Armazém 71, Barista Coffee Bar, Brownie Burger, Clube do Malte, Cookie Stories, Daginiaux, Doce Fado, Funiculi e FunicuKombi - Dudu Sperandio, Girassol, Grué, Kurtos Kalacs, La Grappa, Los Paleteros, Santa Hora, The MeatPack HouseWay Beer, Espetinhos do Chef, Hambúrguer do Chef, MB Mercearia Brasileira, KomBagel, Bar do Victor, Rock and Honda, Sugar Bike, Tyrrells, Os batateiros, Rio Grande, Cidadão do Mundo, Chef Rodrigo Martins, Aqui Pequim, Armazém Romanus e ADHOC Vinhos.
DELICIA DE TUDO 
Ernesto Ristorante completa 4 anos
Comandado pelo chef Dudu Sperandio, o empreendimen
to curitibano deu uma nova cara para a
gastronomia italiana no Paraná



CURITIBA– Em junho de 2011, era inaugurado oficialmente em Curitiba o Ernesto Ristorante, empreendimento gastronômico que surgiu com a proposta de modernizar e dar uma nova cara para a culinária italiana na capital paranaense. Quatro anos depois, a casa, comandada pelo jovem chef Dudu Sperandio, acumula diversos prêmios e clientes fiéis.

Antes de inaugurar o Ernesto Ristorante, Dudu Sperandio passou por países como Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Holanda, para ter contato com os principais conceitos da gastronomia mundial. “Meu sonho era voltar para o Brasil preparado para tudo. Por esse motivo, rodei o mundo em busca de conhecimento e experiências”, detalha. Todo esse conhecimento de mercado transformou o Ernesto Ristorante em um grande fenômeno da gastronomia paranaense.

No restaurante, ao longo dos anos o público teve a oportunidade de  saborear diversas releituras de clássicos da gastronomia italiana, entre elas o ravioli de abóbora ao molho de queijo de cabra com nozes caramelizadas e ervas frescas; o tagliatelle a carbonara com guanciale da salumeria montebello; o mignon grelhado acompanhado por funghi porcini e risoto cremoso de beterraba com grana padano; a Julienne de palmito pupunha fresco com fonduta de taleggio e pesto clássico; a mezzaluna de foie gras com manteiga dourada e redução de frutas vermelhas; o fettuccine de espinafre com camarões, polvo e cauda de cavaquinha ao molho de tomate levemente picante; e o Escalope de língua grelhada com saladinha de folhas de salsão, tomates, alcaparras e molho agridoce.

“O Ernesto Ristorante é a realização de um sonho. É na cozinha do restaurante que eu coloco para fora toda a minha criatividade e conhecimento. Em poucos anos, a casa se transformou em um dos principais endereços da gastronomia italiana em Curitiba, conquistando vários prêmios e, principalmente, o exigente público curitibano. Isso me deixa muito orgulhoso e mostra que o nosso trabalho é muito bem feito, atingindo níveis de excelência como aqueles que eu via e admirava fora do Brasil”, comemora o chef.

Hoje, a casa conta com o selo Marchio Ospitalità Italiana, concedido pelo governo italiano para restaurantes que valorizam a gastronomia da “velha bota” ao redor do mundo. Realizada por um Comitê de Certificação formado por diversas autoridades italianas, a avaliação aborda inúmeros critérios, entre eles a obrigatoriedade do cardápio escrito, também, em italiano e que contenha 51% dos pratos e receitas baseados na tradição italiana.

“Além disso, é necessário que o empreendimento tenha pelo menos um integrante da equipe que saiba se relacionar com o público italiano; apresente um ambiente com elementos da identidade italiana; e conte com uma carta de vinhos composta por no mínimo 30% de rótulos italianos e com origem reconhecida. Ou seja, é um processo intenso que avalia profundamente os empreendimentos”, completa Dudu Sperandio.

Ernesto Ristorante fica na Rua Myltho Anselmo da Silva (nº 1483), no bairro Mercês. O restaurante funciona de terça a sexta, a partir das 19h30. Mais informações pelo telefone (41) 4141-5477 ou no site www.dudusperandio.com.br/ernestoristorante/.

Prêmios recebidos
§     Chef do Ano 2014 – Escolha do Público (DuduSperandio) – Veja Curitiba Comer & Beber 2014/2015
§     Melhor Restaurante Italiano (Ernesto Ristorante) – Veja Curitiba Comer & Beber 2014/2015
§     Chef do Ano 2013 (DuduSperandio) – Veja Curitiba Comer & Beber 2013/2014
§     Melhor Restaurante Italiano (Ernesto Ristorante) – Veja Curitiba Comer & Beber 2013/2014
§     Melhor Entrada (Carpaccio de haddock com folhas de rúcula – Ernesto Ristorante) – Prêmio Bom Gourmet 2013

Nenhum comentário: