sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Festival de música na Argentina 2015

Músicos da Camerata são convidados para
festival de música na Argentina


            O violinista Winston Ramalho e o violista Alexandre Razera, integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba, foram convidados para compor o quadro de professores do 1º Festival Internacional de Música de Salta, na Argentina, que acontece na próxima semana, de 23 a 28 de fevereiro. Além de dar aulas, os dois músicos também tocarão no concerto de encerramento com a orquestra do festival, que reúne solistas convidados de diferentes orquestras internacionais.


            O convite confirma a qualidade dos músicos que atuam com a Camerata Antiqua de Curitiba, grupo artístico mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. Winston Ramalho é spalla da Camerata. Estudou no Brasil e se aperfeiçoou com renomados violinistas na Áustria e nos Estados Unidos. Venceu vários concursos, incluindo o Jovens Instrumentistas do Brasil, o 1º e o 2º Concurso Paulo Bosísio, o Jovens Solistas da Osesp e o Prêmio Shell para Jovens Músicos, em Londres. Participou de concertos e recitais de câmara no Brasil, Áustria, Alemanha, Hungria, Itália, Croácia e Bélgica. Foi solista de importantes orquestras brasileiras, como a Sinfônica de São Paulo e a Sinfônica do Paraná, a Camerata Fukuda, com quem gravou CD e DVD, e a orquestra de Câmara de Viena. Além de integrar a Camerata Antiqua de Curitiba, é desde 2008 diretor artístico do Instituto de Música Futurong, em São Paulo.
            Alexandre Razera iniciou seus estudos na Escola de Música de Piracicaba (SP). Graduou-se pela Universidade de São Paulo e foi bolsista da Fundação Vitae na Academia Filarmônica de Berlim. Foi violista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, função que exerce atualmente na Orquestra do Rádio e Televisão de Liubliana, na Eslovênia. Tem participado de gravações com a Filarmônica de Berlim, dirigida por Claudio Abaddo, Daniel Barenboim, entre outros renomados maestros, e de vários concertos com orquestras europeias. Além de integrar atualmente a Camerata, Alexandre Razera participa da Oficina de Música de Curitiba.

Nenhum comentário: