quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cidadão Gastronômico / Receita - Risoto Base / Por Bruno Bertani


DSC00177_2-002
Risoto (Receita Base para 2 pessoas)
 

160 g de arroz (arbório, carnaroli ou vialone nano)

800 ml, em média, de caldo caseiro (legumes ou galinha)

50 ml de vinho branco seco

50 g de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos

2 col. de sopa de manteiga para refogar

Salsinha

80 g de parmesão ou grana padano (ralado na hora)

30 g de cebola picada (miudinha, menor que o grão do arroz)

Sal e pimenta do moinho a gosto

Em uma panela de fundo grosso, acrescente a manteiga para aquecer, junto com um fio de azeite para não queimar a manteiga;

Adicione a cebola e refogue até ficar transparente, em seguida acrescente o arroz, refogue juntamente com a cebola por alguns minutos. Após, acrescente o vinho e mexa constantemente até o álcool evaporar. Depois aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo quente mantenha-se mexendo, pois assim ajuda a liberação do amido e não deixa os grãos grudarem no fundo da panela (observe que em nenhum momento utilizamos tempero ou condimento, eles só serão usados no final).

Normalmente seu tempo de cocção é em torno 20 a 25 minutos, dependendo do escolhido.  Procure sempre experimentar até você achar o ponto em que o grão esteja cozido por fora e “al dente” internamente.

Dica: pegue um grão cozido e com ajuda de uma faca parta ele ao meio, se no meio estiver somente um pontinho branco, o seu risoto está no ponto certo.

Desligue o fogo, acrescente o queijo e a salsinha, em seguida entre com a manteiga gelada, cortada em cubos misture rapidamente para dar brilho. Para finalizar, acerte o  sal e acrescente pimenta moída na hora.

Esta é uma receita de risoto branco e a partir desta base você poderá acrescentar o sabor que desejar. Quando for colocar os ingredientes que darão sabor ao seu risoto, normalmente ele serão acrescentados um pouco antes de você acrescentar o parmesão.


Cidadão Gastronômico: contato@cidadaogastronomico.com.br

Nenhum comentário: