segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cidadão Republicano I \ Por César Prevedello.



Lembro-me das ultimas palavras que aqui vos deixei: “a próxima cereja vem acompanhada de uma entrevista com um político de família tradicional em nossa política Paranaense, que pleiteia olhar da sacada do Palácio Iguaçu, como Chefe do Poder Executivo Estadual, o horizonte da Avenida Cândido de Abreu.”, por tais palavras, lhes apresento a entrevista realizada com o Engenheiro Civil formado em nossa capital Paranaense, Carlos Alberto Richa, ou melhor, Beto Richa, atual Chefe do Poder Executivo Estadual, que a título de curiosidade, foi escolhido por três vezes como o Melhor Prefeito do Brasil em sua gestão de 2004 ao ano de 2010.

Após seis meses de namoro, tendo a absoluta certeza que encontrou a mulher amada, casou-se com Fernanda Bernardi Vieira Richa, Fernanda Richa como lembrada por diversos Paranaenses por seu admirável trabalho como Secretária de Estado na Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social – SEDS, com quem possui seus maiores tesouros, André, Marcello e Rodrigo, seus três adorados filhos.

Beto Richa começou sua carreira no mundo político em 1992 pleiteando uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, aos vinte e sete anos de idade obtendo 1.882 votos. Eis que dezoito anos se passaram e os números de votos mudaram, obtendo seus 3.039.774 votos chegou ao Governo do Estado do Paraná na data de 3 de outubro de 2010, data esta que efetivamente começou a ser chamado de Governador do Paraná até os dias atuais, título este, que lhe permite a ser o 56º Governador do Estado do Paraná.

Minha pessoa foi recebida por um sorriso alegre num dia de Sol em nossa Curitiba, pelo Governado Beto Richa, conforme seguem as palavras abaixo.

Entrevista exclusiva
_________________Beto Richa______________________________________
                                                  Cidadão Republicano I \ Por César  Prevedello  

 
1)      Muitos adversários e comentaristas políticos dizem que o Sr. não possui um plano de governo, sendo assim, qual ou quais os planos que o Sr. pode citar que foi praticado em sua atual gestão? Existe um carro chefe em sua gestão?
Temos metas de governo estabelecidas antes mesmo das eleições de 2010. E o que é melhor: cumpridas com eficiência e competência, do que nos orgulhamos. Priorizamos os setores de educação, saúde, segurança, infraestrutura, habitação e em todos temos realizações que em muito melhoraram a qualidade de vida dos paranaenses.
2)      Alguns blogs comentam que o Sr. não irá disputar o segundo turno nessas eleições de 2014, fazendo uma comparação da reviravolta com o ocorrido eleitoral para Prefeitura em 2012. Acredita que tal comentário poderá virar realidade?
Este tipo de comentário parte de quem, infelizmente, desconhece a realidade do Paraná. E para eles a melhor resposta será o resultado das eleições.
3)      O Sr. como diz, foi o primeiro Governador do Estado do Paraná a visitar os 399 municípios do Estado, como foi essa recepção por parte da população?
A melhor possível. Onde estive, fui recebido com muito carinho e reconhecimento. Eu cumpri não simplesmente um objetivo de visitar e conversar com os paranaenses nos nossos 399 municípios, o que nenhum governador havia feito anteriormente. Mas, além desta demonstração de respeito aos paranaenses, consolidei também o compromisso de listar suas demandas e de estabelecer maneiras de atendê-las, viabilizando programas, convênios, disponibilizando recursos para o atendimento nos vários setores – segurança, saúde, educação, habitação, em todos, enfim.
4)      Muito é comentado por sua gestão sobre a perseguição política por parte do Governo Federal. Quais os fatos que comprovam tal perseguição ao Estado do Paraná? Nunca existiu um diálogo amistoso com a Presidente Dilma?
O que fizeram para me desgastar politicamente puniu a todos os paranaenses. O próprio Supremo Tribunal Federal reconheceu a discriminação que o Paraná e os paranaenses sofreram do governo federal e dos adeptos do quanto pior melhor por questões partidárias e a visão distorcida daqueles que buscam o poder a qualquer custo. Inclusive, a odiosa discriminação ao Paraná teve a participação direta de dois senadores que deveriam defender o nosso Estado – Gleisi e Requião. Por sua vez, o ministro Marco Aurélio determinou à União a liberação dos R$ 817 milhões do Proinveste ao Paraná. Dinheiro para ser investido em todas as regiões do Estado. O governo federal causou, sim, prejuízos incontáveis ao Paraná e tenho o dever de defender os paranaenses. O nosso governo vem trabalhando dobrado para suprir a lacuna deixada pelo governo federal em nosso Estado. Para perceber isto, basta comparar os recursos liberados para o Paraná com os para outros Estados. Em relação à presidente Dilma, semprer achei que teríamos uma relação republicana, como democratas.
5)      Existe um amistoso diálogo, no tocante a programas políticos e afins, entre o Governador e o Prefeito Gustavo Fruet?
Sim, sempre que for do interesse da população curitibana. Não tenho restrição pessoal ou partidária a qualquer um de nossos 399 prefeitos. Em Curitiba, por exemplo, os investimentos do Estado em nosso governo, incluindo o período do atual prefeito, empatam com os do meu antecessor em oito anos.
6)      Como foi a escolha do cargo a Vice Governador, neste caso, a Vice Governadora Cida Borghetti? Igualmente o atual Vice Governador Flávio Arns, que assumiu a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Vice Governadora será nomeada em alguma Secretaria de Estado?
O nome da deputada federal Cida Borghetti foi um consenso e unanimidade entre os partidos de nossa coligação. Não apenas pelo que ela representa em termos eleitorais, mas pelas qualidades que possui, uma deputada muito atuante e respeitada, e toda a experiência que traz para nosso grupo. Por enquanto, não estamos tratando de nomeações de secretariado. Mas, Cida Borghetti é uma mulher preparada para, além de ser vice-governadora, responsabilizar-se por uma secretaria de nosso governo, como o é, com todos os predicados, o vice-governador Flávio Arns.
7)      Como o Sr. recebeu a notícia que o Senador Roberto Requião venceu as convenções do PMDB para disputar a cadeira do Palácio Iguaçu?
Como um democrata. Os partidos devem ter autonomia absoluta para escolher seus candidatos.
8)      Realmente existe uma “quebra” dos Deputados Estaduais em apoiar sua reeleição, uma vez que, após as convenções do PMDB o Senador Roberto Requião entrou em campo na disputa eleitoral ao Estado?
O PMDB no Estado é um partido dividido entre os que nos apoiam, cientes e participantes de nosso trabalho em proporcionar um grande desenvolvimento socioeconômico aos paranaenses, e aqueles que apoiam o retrocesso, o atraso, o desrespeito, a truculência.
9)       No Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná não consta uma relação nominal de todos os ocupantes de cargos comissionados e estatutários de sua gestão, apenas um link que não gera informação algum, por quê?
Acho que há um equivoco neste questionamento. Divulgamos os nomes e a remuneração de todos os servidores no nosso Portal da Transparência. Está tudo lá.
10)   Por fim, quero saber quais são suas considerações finais e mensagem a população Paranaense.
A população paranaense sabe o trabalho que realizamos em quatro anos e o seu resultado em termos de desenvolvimento socioeconômico no Paraná. Sabe e tem exemplos concretos disto quando leva seus filhos à escola ou à creche, quando acessa os serviços de saúde, quando se depara com maior segurança e índices decrescentes de criminalidade, quando produz tanto nos campos como nas cidades e é respeitada, quando viaja por nossas estradas, inclusive as rurais, as pessoas sabem disto em seu dia a dia, em cada um de nossos 399 municípios, dos mais ou menos populosos, sem distinções. A população sabe como tratamos a administração pública com moderação, sem perseguições ideológicas ou partidárias, e de forma eficiente, com metas e objetivos determinados. Os paranaenses sabem que minha forma de governar nasce do diálogo com todos, especialmente com aquele que trabalha e se esforça para que tenhamos uma sociedade mais desenvolvida economicamente e mais justa socialmente. Por tudo isto, fico muito agradecido e conto com cada paranaense no dia 5 de outubro para prosseguirmos juntos realizando este trabalho à frente do Palácio Iguaçu.
       

Nenhum comentário: