sexta-feira, 13 de junho de 2014

AudioWalk” na Copa.

 
 
 
 
Aplicativo “Curitiba AudioWalk” conduz visitantes da Copa e moradores a uma experiência sonora na cidade
 
Ele está disponível para download gratuito na plataforma Android e a partir de dia 16 de junho será liberado para  iOS, possibilitando uma viagem sonora pelo Centro Histórico da capital paranaense.
 
 
 
 
 
 
 

 
Com o objetivo de conduzir os turistas da Copa e os curitibanos a uma viagem sonora pelo Centro Histórico da capital paranaense, jovens empreendedores lançam o aplicativo Curitiba AudioWalk, resultado de um projeto aprovado no “Concurso Cultura 2014” do Ministério da Cultura. O aplicativo gratuito (iOs e Android) conta com mapa interativo, fotos, descritivos do locais e tecnologia de localização. Uma vez instalado, todo o conteúdo é disponibilizado offline nas versões português e inglês. Ele possibilita uma experiência sonora pelas ruas, praças, monumentos e parques, com informações, sons dos lugares, ambiências, músicas e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida cultural deste universo urbano, produzindo “sensações” ao ouvinte de uma maneira mais ampla e poética.
 
O formato, inédito na cidade, será lançado durante os jogos mundiais, mas ficará disponível por tempo indeterminado. Para fazer o tour audioguiado é preciso baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, como o smartphone, tabletes, utilizar fones de ouvido e calçados confortáveis para uma caminhada que pode durar em torno 1h30, conforme o ritmo pessoal. São 14 locais, guiados por um mapa interativo, numa rota pré-estabelecida.
 
Desenvolvido pela sound designer e pianista Lilian Nakahodo e pelo turismólogo Yure Lobo,  em parceria com a empresa PepperBox, o projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura, cujo objetivo é apresentar a riqueza e diversidade cultural do país para brasileiros e estrangeiros durante a Copa, sendo  o único do Sul do País a ser contemplado no Concurso Cultura 2014, Eixo Brasil Diverso, na categoria Patrimônio.
 
Segundo Yure Lobo, o conteúdo é rico e baseado em diversos pontos de vista de pessoas que conhecem e amam o centro da cidade.  “Curitiba AudioWalk é uma experiência sonora afetiva, imersiva e interativa, um convite para descobrir a cidade de outra forma: “Curitiba como você nunca ouviu”.  Já Lilian Nakahodo destaca que “além de ser uma maneira criativa e estimulante de conhecer a cidade, o aplicativo irá contribuir para a valorização do seu patrimônio material e imaterial, além de promover uma  relação mais afetiva com o lugar”.
 
Uma das vozes que ilustram o aplicativo é da fotógrafa Lina Faria, que reside na região central de Curitiba e tem um trabalho autoral voltado justamente para capturar “o olhar da rua” em fotos do cotidiano no Centro. Ela tem muita história para contar. “Me identifiquei com esse projeto, pois eu moro na Barão do Cerro Azul e tenho uma forte relação com a região. A minha matéria é o roteiro do meu cotidiano na cidade, ou seja, tudo que acontece aqui no meu quintal. Há sete anos eu tenho esse trabalho de observar tudo ao redor. Aqui é meu condado, dificilmente saio desta região”.
 
Lina ressalta a ideia dos produtores em juntar estes elementos em um só para retratar o Centro Histórico. “Achei bacana o projeto, uma novidade. Bem pertinente. E os produtores e pesquisadores antenados, estão ouvindo pessoas que realmente acompanham o pulsar da cidade, e com isso farão uma boa biografia. Estou curiosa para ver esse sincronizar de funções do olhar, andar e escutar um áudio”, finaliza.
 
  
“O projeto busca aproximar as novas tecnologias e a experiência turística, por meio de novas mídias e processos sociais”, explicam os autores da proposta. Segundo eles, esse tipo de audioguia surgiu no início dos anos 2000, em destinos internacionalmente consolidados do turismo, como Nova York, Paris e Berlim, mas, no Brasil, ainda é novidade. "Os audioguias existentes no país se detêm em uma abordagem mais descritiva e informativa, ao invés de explorarem uma narrativa mais imersiva e envolvente", complementam.
 
O passeio sonoro é conduzido pela voz de Michelle Pucci, atriz, cantora e apresentadora e enriquecido por diversos depoimentos ao longo do percurso.
 
 
Para baixar:
 
O aplicativo estará disponível nas versões Android na Google Store e iOS na Apple Store. Basta procurar pelo nome Curitiba AudioWalk. O download é gratuito.  A dica é usar internet de alta velocidade para o 1º download, bem como um uso exploratório do aplicativo para que carregue todas as funções. Feito isso poderá ser utilizado normalmente de forma off-line (pois todo o conteúdo já estará carregado).
 
Equipe/Ficha Técnica:
 
Criação e Produção: Yure Lobo e Lilian Nakahodo.
Pesquisa e conteúdo: Yure Lobo, Lilian Nakahodo, Michelle Pucci e Ricardo Schmitt Carvalho.
Desenvolvimento: Ernesto Araújo e Rodrigo Carrapeiro.
Design: Gabe Fontes.
Textos e roteiro: Ricardo Schmitt Carvalho.
Narração: Michelle Pucci.
Fotografias: Lina Faria, Lilian Nakahodo, Yure Lobo, Ricardo Carvalho, Michelle Pucci.
Desenho de som: Lilian Nakahodo.
Captação de áudio: Lilian Nakahodo.
Edição de áudio: Lilian Nakahodo.
Mixagem: Alexandre Rogosky e Lilian Nakahodo.
Masterização: Alexandre Rogosky (Estúdio OffBeat) .
Tradução (inglês): Paulo Laboissiere.
Assessoria de Comunicação: Inês Dumas (Evidência Comunicação).
Financiamento: Ministério da Cultura / Fundo Nacional da Cultura.
Depoimentos: Ademir Antunes dos Santos (o Plá), Jaques Brand, Edith de Camargo, Eduardo Emílio Fenianos (o Urbenauta), Antonio Thadeu Wojciechoski, Cesar Marchesini, Maria Rosa Inoue (Nena), Luiz Carlos Rettamozo (Retta), Anaterra Viana, Adelina Maria dos Santos Faria (Lina), Rafael Greca de Macedo, Anatólio Silva (Natinho), Fabiano Vianna, Juliano Monteiro Machado, Leonardo F. Santos (Leo Fressato), Lívia Lakomy, Marcos Juliano.
 
Principais características do aplicativo:
·      Gratuito
·      Português/Inglês
·      Utiliza tecnologia de localização.
·      Permite o uso a partir de qualquer localização.
·      Cerca de 60 minutos de áudio, com histórias e curiosidades sobre o Centro Histórico de Curitiba.
·      Mapa interativo, com informações e imagens sobre os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Curitiba.
·      Conteúdo completo disponibilizado offline.
·      Compartilhamento com redes sociais.
·      Trajeto de aproximadamente 3.250 metros
·      Duração aproximada do percurso: 1hora e 30minutos.
 
 
Idealizadores:
 
Lílian Nakao Nakahodo - Natural de Piracicaba (SP), adotou Curitiba em 1998, época que iniciou curso de turismo na UFPR e conheceu Yure Lobo. A partir de 2003, inicia o bacharelado em Produção Sonora na mesma universidade, desenvolvendo paralelamente carreira como musicista e editora de áudio para filmes. Em 2012 ingressa no mestrado em Criação e Estética musical na UFPR. Desde então, dedica-se à pesquisa e difusão de obras sonoras conhecidas como “soundwalks”, ou “audiowalks”, que através dos fones de ouvidos conectados a dispositivos portáteis de áudio, estimulam o ouvinte a remapear a realidade à sua volta. Através do edital Cultura 2014, está tendo a oportunidade de desenvolver um projeto em parceria com Yure Lobo, agregando a experiência no processo de roteirização turística à prática técnica e estética da narrativa sonora, em prol de uma cartografia afetiva da cidade.
 
Yure Lobo - Nascido em Paracatu, interior de Minas Gerais, tem 39 anos e há quase 20 anos adotou Curitiba como sua cidade, participando ativamente da vida cultural dela. Atua, há 10 anos, como consultor em projetos
de desenvolvimento turístico, em diversos lugares do país. Sempre preocupado em aproveitar ao máximo a capacidade desta atividade em transformar pessoas e lugares em algo cada vez melhor.
 
Formou-se em turismo pela UFPR, período em que conheceu Lilian Nakahodo, desenvolvendo uma sólida amizade e admiração mútua. A partir da experiência de cada um, e a vontade de fazer algo juntos, conceberam o Curitiba AudioWalk, como uma forma de oferecer às pessoas uma experiência memorável e agradecer à cidade o carinho em acolhê-los.
 
INFORMAÇÕES GERAIS
 

Nenhum comentário: